As contribuições da formação macromissioneira para a construção da identidade docente
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Data
2017Autor
Gastaldo, Luís Fernando
Melo, Débora Kélli Freitas de
Schneiders, Ediane Cristina
Griebeler, Fernanda Kunz
Metadata
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O Programa de Formação Continuada Macromissioneira (PFCM) constitui
uma ação extensionista proposta sob coordenação da Universidade Federal da
Fronteira Sul na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de
qualidade científica e social. O programa executado inspira-se em pressupostos
teóricos explicitados por Imbernón (2010), Freire (1996), Nóvoa (1999), Tardif (2012).
Estabelece diálogo com os docentes e demais profissionais da Educação Básica,
possibilitando aperfeiçoamentos vinculados aos seus campos profissionais e,
particularmente instigando registros e publicação em e-book de experiências e
reflexões resultantes do processo de formação continuada. Neste trabalho
objetivamos
destacar
apontamentos
descritos
no
e-book
produzido
pelos
participantes do PFCM, que permitem considerar avanços na construção de saberes
(disciplinares, curriculares e experiências) e de identidade docente e de profissionais
da educação, constituídos no próprio processo formativo reflexivo