Proto atendimento psicológico na clínica psicológica da UEL
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Sei, Maíra Bonafé
Martins, Antonio Augusto Baldi
Bezerra, Paulo Victor
Ortolan, Maria Lúcia Mantovanelli
Morais, Ana Letícia Alves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O pronto atendimento psicológico é uma prática inovadora que difere
consideravelmente das propostas tradicionais de terapia psicológica. Embora a pri-
meira experiência desse tipo no Brasil seja da década de 1960, esse modelo ainda é
muito pouco usual. O serviço de Pronto Atendimento Psicológico foi implementado
na Clínica Psicológica da UEL no ano de 2015 como um projeto de extensão do de-
partamento de Psicologia e Psicanálise. O pronto atendimento tem por objetivo o
atendimento de demandas pontuais no momento de sua manifestação. Este serviço
é oferecido diariamente na Clínica Psicológica da UEL. Realiza-se uma escuta quali-
ficada das questões emergentes e prontamente avalia-se o encaminhamento mais
adequado, por isso, além de um importante instrumento de atenção primária em
saúde mental, o pronto atendimento também se configura como uma porta de entra-
da para os outros serviços da rede de saúde pública. Desde o início das atividades
foram realizados 307 pronto atendimentos. O projeto conta hoje com diversos envol-
vidos, dos quais dois professores, 13 alunos de graduação e quatro colaboradores
externos. Já passaram pelo projeto outros 11 alunos de graduação, 3 colaboradores
externos e quatro agentes universitários de nível superior. A partir deste projeto de
extensão foram produzidos três artigos já publicados, enviados 10 resumos e duas
iniciações científicas que visaram caracterizar a população usuária do serviço e rea-
lizar um estudo de seguimento com o público atendido, avaliando a prática realizada