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dc.contributor.advisorMoassab, Andréia
dc.contributor.authorGonçalves, Lucca Grzeczeczen
dc.date.accessioned2018-07-03T13:45:38Z
dc.date.available2018-07-03T13:45:38Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.identifier.citationGONÇALVES, Lucca Grzeczeczen. CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior. 2017. 112 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3745
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso II apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestructura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Professora doutora Andréia Moassabpt_BR
dc.description.abstractA principal questão a ser debatida neste trabalho de conclusão de curso é a formação profissional em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a partir dos novos cursos de graduação e, especialmente, do ponto de vista estudantil. Pretende-se analisar a formação comparando duas universidades novas no interior do país, com duas universidades consolidadas em capitais. Em adição à inserção territorial destes cursos, analisaremos como os distintos saberes de uma maior diversidade estudantil no ensino superior nos últimos anos pode colaborar para melhorar e pluralizar a capacitação na área. Não menos importante será debater a influência dos espaços arquitetônicos no processo de graduação. Este trabalho finaliza com uma proposta de espaço de interação entre os cursos de arquitetura com as comunidades situadas no interior do territóriopt_BR
dc.description.abstractLa principal cuestión a ser debatida es formación professional en Arquitectura y Urbanismo en Brazil, a partir de los nuevos cursos de graduación, especialmente, desde el punto de vista estudiantil. Se pretende analizar la formación comparando dos universidades nuevas en el interior del país, con dos universidades consolidadas en capitales. Además de la inserción territorial de estos cursos, analizaremos como los distintos saberes de una mayor diversidad estudiantil en la enseñanza superior en los ultimos años puede colaborar para mejorar y pluralizar capacitación del área. No menos importante será debatir la influencia de los espacios arquitectónicos en el proceso de graduación. Este trabajo encerrasse com uma propuesta de espacio de interacion entre las carreras de arquitectura con las comunidades el interior del território
dc.description.abstractThe main subject discussed is the Architecture and Urban Planning professional qualification through the opening of new undergraduate courses in Brazil, especially from the student perspective. Attempting to analyze professional training by comparing two new universities in the countryside with two universities established in capital cities. In addition to the territorial insertion of the courses, we will study how a wider students knowledge diversity in higher education in the recent years can collaborate to improve and pluralize the capacitation on the field. Another question to discuss is the influence of architectural spaces in the graduation process. This paperwork ends with a propose of space to the architecture curses interation with the local communities
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectInterior do país - Brasilpt_BR
dc.titleCAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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