Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarros, Sulivan Charles
dc.date.accessioned2018-04-17T18:28:03Z
dc.date.available2018-04-17T18:28:03Z
dc.date.issued2017-10
dc.identifier.isbn978-85-68205-28-0
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3578
dc.description.abstractAs narrativas cinematográficas exercem grande poder sobre o público. Elas veiculam e constroem relações de gênero e sexualidades o que torna de extrema relevância a investigação dos discursos/práticas/efeitos do cinema na constituição de valores e representações sociais e também contribuem para delimitar os papéis dicotômicos entre homem/mulher, masculino/feminino, hetero/homo, bem como investigar abordagens que problematizem as sexualidades de forma interseccional. O cinema foi priorizado aqui como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades de gênero e pela possibilidade de ser o cinema um recurso que possibilita a construção do conhecimento sobre o social, pois o cinema possui mensagens fílmicas individuais e múltiplas, mensagens que trazem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade. Neste sentido, foram analisados os filmes XXY de Lúcia Puenzo e Contracorriente de Javier Fuentes-León. Estes filmes estão centrados em subjetividade queer que podem contribuir para a crítica cultural às sociedades patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros sentidos para o imaginário social da região. Em XXY discute-se a condição do corpo intersexo e a abjeção relacionada ao mesmo. Em Contracorriente é possível refletir sobre a condição da bissexualidade e as pressões heteronormativas impostas às masculinidades latino-americanas.pt_BR
dc.description.abstractLas narrativas cinematográficas ejercen gran poder sobre el público. Ellas constroyen relaciones de género y sexualidades lo que hace de gran relevancia a la investigacion de los discursos/practicas/efectos de lo cine en la constitución de valores y representaciones sociales y también contribuyen para los papeles entre hombres/mujeres, masculinidades/feminidades, heterosexualidad/homosexualidad, bien como investigar cuestionamientos que problematizen las sexualidades de forma interseccional. El cine fue priorizado aquí como un locus de creación marcado por la experiencia de las identidades de género y por la posibilidad de ser el cine un recurso que posibilita la construcción del conocimiento sobre lo social, pues el cine tiene mensajes fílmicos individuales y múltiples, mensajes que traen valores culturales, sociales e ideológicos de una sociedad. En este sentido, se analizaron las películas XXY de Lúcia Puenzo y Contracorriente de Javier Fuentes-León. Estas películas están centradas en subjetividad que contribuyen a la crítica cultural a las sociedades patriarcales, machistas y sexistas, propiciando otros sentidos hacia el imaginario social de la región. En XXY se discute la separación del cuerpo intersexo y la abyección relacionada al mismo. En Contracorriente es posible reflexionar sobre la separación de la bisexualidad y las presiones heteronormativas impuestas a las masculinidades latinoamericanas
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA-PR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-PR)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCinema Queerpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectIntersexualidadept_BR
dc.subjectBissexualidadept_BR
dc.titleGênero e sexualidades no cinema Latino-Americano contemporâneo: análise dos filmes XXY e Contracorrientespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples