Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Experiência do Pibid no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina
Resumo
O presente texto expõe a proposta político-pedagógica do Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), subprojeto Pedagogia,
no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma proposta original de ampliação do
estudo da modalidade da Educação Básica, no eixo da Docência, no curso de Pedagogia. O objetivo do
programa é ampliar a inserção do estudante no campo profissional desta modalidade compreendendo-a
em sua totalidade de oferta na rede pública da educação municipal e estadual, respectivamente em três
escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e um Centro Estadual Integrado de Educação Básica
de Jovens e Adultos (CEIEBJA). O plano de trabalho circunscreve à ação docente na prática educativa
que compreende a EJA na sua dimensão política e pedagógica, das práticas educativas inerentes à
docência, concebida na totalidade do papel do educador