Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Laysi Araujo da
dc.date.accessioned2017-09-12T18:31:42Z
dc.date.available2017-09-12T18:31:42Z
dc.date.issued2016-08
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2309
dc.descriptionIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento que se propõe a investigar o papel da Instrução com Foco na Forma (IFF) para a correção dos erros gramaticais sobre o uso do verbo na interlíngua escrita de aprendizes brasileiros de espanhol/LE de nível intermediário na modalidade EaD. Para realizar a pesquisa, buscamos as concepções teóricas da Interlíngua Selinker (1972) e da Análise de Erros Corder (1967) e Fernández (1997) e do modelo Instrução Formal com Foco na Forma(IFF) elaborado pelo autor R. Ellis (1985, 1990,1997a e 1997b) para fundamentarem nossa pesquisa. Pretendemos responder aos seguintes questionamentos: Quais são os erros gramaticais referentes ao uso do verbo mais recorrentes na escrita de aprendizes de espanhol/LE de nível intermediário? Como se caracteriza a interlíngua escrita dos aprendizes de espanhol/LE de nível intermediário a partir da quantificação e caracterização dos erros apresentados? Em que medida a Instrução com Foco na Forma (IFF) sobre os erros mais frequentemente cometidos por aprendizes brasileiros de espanhol/LE na produção de textos escritos reduz a frequência desses erros em novas produções? A fim de respondermos a essas questões será realizada uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo descritivo. O universo amostral desta pesquisa será formado pelo conjunto de 20 alunos do 5o período do Curso de Licenciatura em LetrasEspanhol na modalidade EaD, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Esses alunos estão distribuídos em 4 polos e cursaram, em 2015.2, a disciplina de Língua espanhola V e em 2016.1 cursam a disciplina de Língua espanhola VI e tiveram suas produções escritas recolhidas e analisadas a fim de estabelecer o nível de interlíngua em que se encontravam e os erros mais frequentes no uso do verbo nas produções escritas. Em seguida, os alunos receberam em um curso de férias a Instrução com Foco na Forma (IFF) sobre os erros mais frequentemente apresentados a fim de determinar se o uso de tal metodologia é eficiente para a correção e nãofossilização dos erros gramaticais sobre o uso do verbo. Acreditamos que podemos contribuir para a área de aquisição de L2, ao tentar elucidar os processos de aquisição que ainda são pouco estudados pelos pesquisadores. Queremos com esta pesquisa contribuir para a eficácia no ensino da língua espanhola na modalidade Eadpt_BR
dc.description.sponsorshipUNILA­-UNIOESTEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNILApt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectModalidade EADpt_BR
dc.subjectInstituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRNpt_BR
dc.titleA Interlíngua escrita de aprendizes de espanhol/LE na modalidade EAD e o papel da instrução com foco na forma (IFF) para a correção de erros gramaticaispt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples