Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeis, Denize Terezinha
dc.date.accessioned2017-08-11T17:15:50Z
dc.date.available2017-08-11T17:15:50Z
dc.date.issued2016-08
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2189
dc.descriptionIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sociolinguística realizada com professores, pais e alunos do ensino fundamental 1 (primeiro e segundo ciclos), da Escola de Educação Básica Dr. Theodureto Faria Souto, localizada no município brasileiro de Dionísio Cerqueira/SC que faz fronteira com a Argentina. A referida instituição de ensino participa, desde 2005, do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Verificaramse, por meio de entrevistas, as experiências de contato com a língua espanhola, com o portunhol e com a alternância de código entre o português e o espanhol, bem como o uso dessas formas linguísticas pelos sujeitos pesquisados. Os dados da pesquisa permitem concluir que é usual e frequente a interação entre brasileiros e argentinos na fronteira de Bernardo Irigoyen e Dionísio Cerqueira. Tais situações de contato demandam conhecimentos linguísticos acerca da língua espanhola e portuguesa por brasileiros e argentinos, respectivamente. Isso reforça a pertinência de um programa como o PEIF para garantir a aquisição da língua espanhola como L2, de modo que seu ensinoaprendizagem ocorra de maneira a promover o respeito à diversidade linguística e cultural da fronteira, bem como reforçar a prática do bilinguismo comum nessas localidadespt_BR
dc.description.sponsorshipUNILA­-UNIOESTEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEscola Dr. Theodureto Carlos de Farias Soutopt_BR
dc.subjectDionísio Cerqueira - SC - Brasilpt_BR
dc.titleO perfil sociolinguístico de pais, docentes e alunos da escola Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto, de Dionísio Cerqueira/SCpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples