dc.description.abstract | Pouco (ou nunca) se discute, no âmbito dos estudos que tratam da formação docente, sobre os
aspectos que constituem o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiário
dos cursos de Licenciatura. Dessa maneira, pretendo, com base na minha pesquisa de doutorado, dar
visibilidade a discussões importantes no que se refere à complexidade que envolve o trabalho desse
docente, especificamente o de espanhol. O aporte teórico se situa nas interfaces entre os estudos da
linguagem (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997,
2013). Os encaminhamentos metodológicos da investigação que realizei consideram: (a) observação
acerca do que dizem documentos do âmbito nacional, de universidades públicas do Rio de Janeiro
(UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ) e de instituições do ensino básico; (b) realização de entrevistas com
professores universitários; e (c) organização de fórum de discussão com professores da escola
básica que recebem estagiários. Apesar de haver uma determinação legal de que o estágio
supervisionado obrigatório deva ser realizado na escola em conjunto com a universidade, os
resultados evidenciam sentidos discursivos que apontam para um trabalho docente constituído por
diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a
universidade e de valorização do seu lugar na formação profissional. Assim, esta pesquisa busca
colaborar com iniciativas de maior valorização da escola e do profissional que nela atua, que
resultem numa formação docente pública de qualidade. | pt_BR |