dc.description.abstract | Neste estudo, a partir de uma perspectiva discursiva, levantamos reflexões sobre pensamentos e
práticas que podem preceder a produção de materiais de professores de língua espanhola para
crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Estruturamos a proposta em três etapas. Na
primeira delas, ressaltamos a importância de o professor de língua estrangeira (LE) reconhecerse
como produtor de subjetividade. Para tal explanação, retomamos conceitos relativos aos processos
de produção de sujeito na Análise do Discurso, como o de assujeitamento e o de subjetivação
propostos por Souza (2003). Na segunda etapa, debruçamonos sobre os documentos norteadores do
ensino de língua estrangeira na Educação Básica do Brasil: os Parâmetros Curriculares Nacionais
(1998) e as Orientações Curriculares Nacionais (2006), a fim de delinear como o ensino de língua
estrangeira vem sendo apresentado a esses docentes. Por último, integrando o que foi levantado nas
etapas iniciais, trazemos reflexões sobre as especificidades que envolvem o recorte de gêneros
discursivos e as fontes de materiais que podemos buscar quando se trata do ensino de língua
estrangeira para crianças, retomando embates já discutidos na área de ensino quanto à necessidade
de um material estar condicionado ou não ao que “as crianças gostam” (OSTETTO, 2003). | pt_BR |