PC - Livros e Capítulos de Livros

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 54
  • Item
    Trabajo y Trabajadores en América Latina y el Caribe. Vol. 1
    (El Tiple, 2023) Felix, Gil; Braga, Lisandro; Casas, Veronica; Castro, Romulo; Cuffy, Robert; Dörre, Klaus; Feliz, Marian; Gassen, Ana; Lage, Aline; Millon, Maria Emilia; Palermo, Hernan; Peixoto, Renata; Pinto, Alexsandro; Quitari, Garcia; Ramos, Valena; Santana, Altair; Silva, Rosiane; Silva, Selmo; Smith, John; Sotelo, Adrián; Vogelmann, Veronica; Felix, Gil (org.); Felix, Gil (org.)
    "Trabajo y Trabajadores en América Latina y el Caribe" (Vol. 1) integra e inaugura uma coleção de estudos do trabalho coordenada pelo Grupo de Pesquisa sobre Trabalho (CNPq) a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Com organização e apresentação de Gil Felix, o livro tem formato multilíngue e conta com 14 capítulos de autores da América Latina, Caribe, África e Europa, oferecendo um panorama geral das pesquisas que estão sendo realizadas atualmente. A apresentação do presente volume está em versão trilíngue (português, castelhano e inglês), resume os capítulos do livro, diferencia e contrasta os três distintos approches dos estudos do trabalho.
  • Item
    Instruções para Escutar
    (2022) Lazzareti, Angelene (org)
    Este material foi desenvolvido por artistas-pesquisadoras do grupo Poéticas do ENTRE da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O coletivo é formado por artistas multidisciplinares do Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai, participantes do projeto de pesquisa Poéticas do ENTRE: Corpo, Escuta e Criação Artística, coordenado pela artista e professora Angelene Lazzareti. A partir da área das Artes, o projeto propõe um mergulho nos estudos e práticas do corpo, explorando o entre como campo de saber e a escuta como princípio artístico. Vivenciamos investigações e criações artísticas tendo como trajetos os fluxos entre culturas e memórias, entre presença e ausência, e entre escuta e afeto: para este grupo, escutar os corpos é premissa para escutar o entre.
  • Item
    Extensão e Pandemia
    (2022) PROEX – UNILA (org.)
    A pandemia de Covid-19, que teve início em março de 2020, transformou o mundo de muitas maneiras. Também a educação, fortemente embasada em atividades presenciais. A extensão, um dos tripés que sustentam a educação superior, sofreu as consequências do isolamento social de forma ainda mais aguda. Afinal, como se manter em contato com a comunidade, ouvir e atender demandas, propor ações estando tão distantes quando o cerne da extensão é justamente aproximar a Universidade das pessoas, quebrando os muros visíveis e invisíveis que a cercam? Esta foi a angústia pela qual passaram docentes, discentes e técnicos-administrativos integrantes das ações de extensão desenvolvidas na UNILA. “O nosso maior desejo diante da pandemia, como pessoas que acreditam no contato, no olhar sem próteses, na viva voz, nas gestualidades das mãos e nas performances dos corpos como um todo, e que claramente foram comovidas pela virtualidade, é que a distância não distancie. Ou que distancie o menos possível”, escreve o docente Gastón Cosentino, coordenador do projeto “Conficcionamientos: oficina de leitura e escrita criativa”. A obra contém coletânea de relatos, importantes registros sobre a capacidade de adaptação das equipes extensionistas em um período tão particular da história humana. Representam um material didático que mostra as dificuldades e aponta as saídas em momentos extremos. Os resultados de tamanho desafio e do uso da tecnologia provam que a Extensão pode ser sem fronteiras.
  • Item
    Desmetropolización y nuevas transiciones urbanas como oportunidad¿Hacia ciudades cuidadoras en escenarios post pandémicos?
    (Teseo Press, 2021) Ferro, Silvia Lilian
    En este capítulo se analiza en primer lugar,la potencial gravitación de la crisis global del cuidado en la desmetropo-lización es decir, la desconcentración demográfica desde las metrópolis hacia otras localidades de menor porte percibida en metrópolis latinoamericanas en los últimos años, donde se vislumbran nuevas fases de transición urbana. Para ello,se seleccionó la Ciudad Autónoma de Buenos Aires (CABA),capital federal de la República Argentina, como estudio de caso recortando el período temporal de interpretación de datos e información a los últimos10años.Esta decisión metodológica se tomó en consonancia con lo apuntado por la literatura técnica de referencia:“En líneas generales,las ciudades de mayor tamaño son las que han estado creciendo menos en población desde los años setenta,posiblemente por tratarse de espacios geográficos más consolidados.Por el contrario,las ciudades de menos de 1 millón de habitantes son las que más han crecido en término medio,aunque dentro de ese escenariode desaceleración descrito anteriormente que, para este grupo de ciudades, ha sido más pronunciado en la última década”. (ONU Habitat, 2012: 28) Seguidamente,se realiza un análisis prospectivo de posibles reconfiguraciones urbanas como consecuencia del impacto de la pandemia en la conjunción entre desmetropolización y crisis global del cuidado (Durán,2011) en la región,teniendo en cuenta los profundos cambios demográficos, sociales, económicos y culturales-advertidos ya antes del escenario pandémico-que enfrentarán las socie-dades latinoamericanas en las siguientes décadas y particularmente en países del área MERCOSUR
  • Item
    Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI
    (El Tiple, 2021) Alves, Francisco José da Costa; Bueno, Juliana Dourado; Dias, Sabrina de Oliveira Moura; Felix, Gil; Ferreira, Maria Carolina Barcellos; Moraes, Pauliane Gonçalves; Naves, Márcio Bilharinho; Oliveira, Bruno Cecílio; Quitari, Garcia Neves; Reis, Leonardo Rerreira; Rocha, Ana Clara Matias; Rodrigues, Haidée de Caez Pedroso; Silva, Maria Aparecida de Moraes; Souza, Tainá Reis de; Valencia, Adrián Sotelo; Verçoza, Lúcio Vasconcellos de
    Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI" é fruto do Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe, evento organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Trabalho (CNPq) a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Com apresentação e organização de Gil Felix, o livro conta com 11 capítulos que abordam a temática da superexploração do trabalho e do Estado em seus aspectos teóricos, além de também oferecer um panorama geral das pesquisas que estão sendo atualmente realizadas a respeito do mundo do trabalho.
  • Item
    Escola Divulga Ciências
    (autor editor, 2020-12-13) Ferreira, Laura Márcia Luiza; Nunes, Nathália
    Escola divulga ciência contém quatro planos de aula ou oficinas e suas respectivas atividades para apoiar o trabalho de formação de jovens leitores de ciência na rede básica de ensino. O material tem como público-alvo os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. O planejamento pedagógico é interdisciplinar e está baseado em resultados de pesquisas e experiências sobre letramento midiático, desinformação e ciência e ensino de ciências na escola.
  • Item
    A Tríplice Fronteira: Desenvolvimento, Identidades e Conflitos Territoriais
    (LAFRONT, 2021) Moreira, Júlio da Silveira; de Martins, Lavínia Raquel Martins
    Trata-se de uma colaboração aos estudos de fronteira, focando em aspectos e dinâmicas próprias da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Aborda o cotidiano da vida transfronteiriça, das identidades dos sujetios locais e das dinâmicas territoriais. Traz temas como as feiras gastronômicas, o trabalho informal, o plurilinguismo nas escolas; perspectivas contraditórias de turismo e desenvolvimento local; cooperação internacional em matéria de segurança pública; o território transfronteiriço e a mobilidade das comunidades indígenas Guarani. Uma coletânea originada de pesquisas de alto nível em instituições universitárias do Oeste do Paraná, onde foi realizado, em 2019, o 17º Congresso Internacional sobre Integração Regional, Fronteiras e Globalização no Continente Americano.
  • Item
    Integração Regional: as Américas e o Mercosul
    (LAFRONT, 2021) Moreira, Júlio da Silveira; de Martins, Lavínia Raquel Martins
    Esse livro traz reflexões sobre modelos de integração regional, olhando desde a escala continental americana até a escala do Mercosul e dinâmicas mais localizadas. Migrações, voos internacionais, maquiladoras, integração regional a partir das gestões municipais, direitos humanos e sexualidade no Mercosul e a infraestrutura lógistica que desemboca no Porto de Paranaguá, são temas que se combinam e se entrelaçam nos diferentes capítulos, originados de pesquisas de alto nível em instituições universitárias do Oeste do Paraná, onde foi realizado, em 2019, o 17º Congresso Internacional sobre Integração Regional, Fronteiras e Globalização no Continente Americano.
  • Item
    Rompendo o Cerco: educAção por toda parte
    (Pedro & João Editores, 2020-12-10) Araujo, Jonas Mateus Ferreira
    “Rompemos o cerco” é uma obra que busca dialogar com os processos de resistência no Nordeste. Faz referência às ofensivas dos poderes contra as formas de resistência, com as quais iniciam um método chamado "cerco", consistindo em cercar o inimigo e silenciá-lo. Na obra, esse cerco já foi quebrado, os personagens estão passando à ação. Ainda, busca-se fugir da imagem do Nordeste como um lugar de seca e de sofrimento, procurando retratar a sua diversidade cultural e territorial.
  • Item
    América Latina interdisciplinar e plural: Territórios da arte e da memória
    (Pedro & João Editores, 2020-12-10) Oliveira, Bruno Elias Gomes de; Benitez, Marina Aurelia Cantero; Moraes, Karin Helena Antunes de; Guerra, Celeste Skewes; Macedo, André de Souza; Quinta, Hugo; Sonderegger, Melba; Souza, Izabela Fernandes de; Caro, María Camila González; Gamarra, Maíra Costa
    Coleção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
  • Item
    América Latina interdisciplinar e plural: Territórios em disputa: línguas, memórias e identidades
    (Pedro & João Editores, 2020-12-10) Livi, Carina Chaves Dos Santos; Fortes, Laura; Velazquez, Dario; Ribeiro, Simone Beatriz Cordeiro; Pozzo, Aníbal Orué; Pereira, Diana Araujo; Lima, Leticia Consalter de; Silva, Paulo Renato da; Moran, Johnny Octavio Obando; Rocha, Marcelo Augusto; Veiga, Léia Aparecida; Silva, Nathan Heringer C. da
    Coleção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
  • Item
    América Latina interdisciplinar e plural: Territórios liminares: violências, direitos e sensibilidades
    (Pedro & João Editores, 2020-12-10) Oliveira, Marcos de Jesus; Huertas, Mayra Alejandra Bernal; Souza, Ângela Maria de; Sousa, Camila Viviane Lui de; Amarante, Maria Inês; Quinta, Hugo; Ciacchi, Andrea; Araujo, Jonas Mateus Ferreira; Oissa, Adrielly; Chernavsky, Analía; Rincón, Lucía Castillo; Souza, Lívia Santos de; Silva, Anaxsuell Fernando da; Ungaro, Estela Rocha de; Amato, Laura Janaina Dias; Ramalho, Fábio Allan Mendes
    Coleção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
  • Item
    Capitalismo e Surdez
    (El Tiple, 2021) Felix, Gil; Lage, Aline; Laurell, Asa Cristina; Kelman, Celeste; Markowicz, Harry; Woodward, James; Nakamura, Karen; Torres, Maria Carmen; Russell, Marta; Groce, Nora; Malhotra, Ravi; Johnson, Robert; Slorach, Roddy
    "Capitalismo e surdez" é um livro organizado por Gil Felix (Universidade Federal da Integração Latino-americana) e Aline Lage (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e integra uma seleção de textos que abordam de forma interdisciplinar as temáticas do capitalismo, da saúde, da linguagem, da identidade, da etnicidade, do trabalho, do marxismo, da deficiência e da surdez. O livro foi lançado em formato digital livre e gratuito pelo Projeto Editorial El Tiple, com apoio e distribuição do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Rio de Janeiro, Brasil).
  • Item
    Economía del cuidado.Debates conceptuales e implicancias políticas
    (ComunicArte, 2016-09) Ferro, Silvia Lilian
    Estamos consolidando sociedades progresivamente menos amigables con el bienestar humano. Las necesidades y respuestas en términos de organización social y familiar para la provisión de bienes y servicios destinados al Cuidado de las personas, fueron cambiando a lo largo de procesos históricos en distintos espacios geográficos, sociales, culturales y religiosos.Por Cuidado entendemos aquí a un conjunto prestacional individual, grupal y colectivo en forma de bienes y servicios altamente especializados, personalizados y que insumen ingentes volúmenes de tiempos y energías, destinados a sostener y garantizar el bienestar biológico, psicológico, social y espiritual propio y de otras personas.
  • Item
    Muito Além de Direitas e Esquerdas: os Giros e a Densidade dos Regimes Democráticos na América do Sul
    (Clacso e Zaarte, 2018) Oliveira, Renata Peixoto de
    Com este trabalho, pretende-se aprofundar a reflexão acerca dos regimes democráticos latino-americanos inaugurados entre as décadas de 1980 e 1990, após período de ditaduras militares ou de liberalização de regimes híbridos ou democracias pactuadas. Em verdade, a análise aqui pretendida constituirá o marco teórico de uma investigação mais ampla que, inicialmente, será dedicada à análise da densidade democrática de alguns países da região. Para uma melhor compreensão, em um trabalho recente, a definição dada ao termo foi a seguinte: Neste ponto, ganha relevo a noção de densidade democrática, no sentido de se averiguar o aprofundamento, consolidação e avanço de uma institucionalidade democrática. Por densidade, a acepção mais fidedigna ao termo pretende considerar não meramente questões que remetem a dimensão constitucional, procedimental, institucional e formal destes regimes democráticos, mas igualmente a capacidade destes regimes de atenderem demandas de ordem sócio-política e econômica. A partir disto, um regime com alta densidade democrática, apresentaria, por um lado, significativo avanço em sua constitucionalidade democrática, avanço em seu sistema de representação e mecanismos de participação política, observação e avanço quanto aos direitos civis e direitos humanos, institucionalização do sistema partidário e condições de governabilidade.
  • Item
    Por Elas e por nossas lutas: igualdade e justiça nos debates de gênero e diversidade nas sociedades contemporâneas
    (Editora CLAEC, 2020-11-19) Oliveira, Renata Peixoto de; Tonatto, Regiane Cristina
    Sendo a primeira publicação de uma obra coletiva do Comitê Executivo pela Equidade de Gênero (CEEGED), da Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA), a coletânea intitulada “Por Elas e por nossas lutas: igualdade e justiça nos debates de gênero e diversidade nas sociedades contemporâneas” apresenta doze capítulos, escritos exclusivamente por mulheres, numa perspectiva transversal e interdisciplinar, em que o elo entre os textos está relacionado às lutas e resistências diante das opressões. Em especial, esta obra apresenta como eixo central as lutas das mulheres, lutas cotidianas, no mercado de trabalho, no ambiente doméstico e nas ruas. As lutas do nosso tempo, trazendo a esta coletânea um caráter contemporâneo, original e extremadamente atual. As lutas dos movimentos de mulheres e movimentos feministas, trouxeram diferentes pautas para as ruas e para a agenda política.
  • Item
    La tierra en Sudamérica
    (Instituto para el Desarrollo Rural de Sudamérica, 2011-06) Ferro, Silvia Lilian
    El presente trabajo, octavo en la serie de documentos denominada Exploraciones, que el Instituto para el Desarrollo Rural de Sudamérica (IPDRS) está procesando y difundiendo, principalmente a través del portal Web www.sudamericarural.org, retoma un tema fundamental en los estudios y propuestas del área: la propiedad de la tierra. Esta vez se trata de una mirada panorámica sobre la estructura de la propiedad de la tierra en la región sudamericana.
  • Item
    Propiedad de la Tierra en el MERCOSUR
    (Instituto para el desarrollo Rural de Sudamérica, 2011) Ferro, Silvia Lilian
    Las asimetrías en la propiedad de la tierra en los países del MERCOSUR se originaron, desde mediados del Siglo XIX, en procesos históricos resultantes de políticas económicas y demográficas impulsadas por los incipientes Estados nacionales de la región. El tema de la tierra es tratado generalmente sólo como recurso productivo agrario, y con frecuencia aparece descontextualizado de los factores que determinan las condiciones de su acceso y uso por parte de los diferentes sectores socio-agrarios de cada país y en el plano regional. En el presente documento se analizan diacrónicamente estas variables, para dar cuenta de una realidad dinámica y compleja de las evidentes asimetrías en la propiedad de la tierra en los países del Cono Sur, y realiza prospectivas en vista de su protagonismo mundial en la producción y exportación de alimentos.
  • Item
    Aportes de la Economia del Cuidado para un Sistema Público de Cuidados en América Latina
    (EDUNILA, 2019) Ferro, Silvia Lilian
    Recientemente nuevas perspectivas teóricas surgidas en las Ciencias Sociales son incorporadas tanto em las agendas reivindicativas de movimientos sociales como en ámbitos de renovación epistemológica de diferentes campos disciplinares muchas veces direccionadas hacia su aplicación em políticas públicas. Es el caso de las innovaciones teóricas y propuestas de acción pública y colectiva surgidas en el espacio epistemológico denominado Economía Feminista que intersecta debates de renovación teórica y metodológica de la Economía, especialmente provenientes del campo de la Economía Institucionalista Crítica con demandas reivindicativas de amplios colectivos sociales muchos de ellos vinculados a la igualdad de oportunidades entre hombres y mujeres. La Economía Feminista busca no solo superar las bases androcéntricas y patriarcales de la construcción del conocimiento científico instaurado como Ciencia Normal en Occidente sino principalmente constituirse como posibilidad para lograr sociedades más amigables con el bienestar humano. Podríamos situar sus inicios en el último cuarto del Siglo XX a partir de algunas publicaciones de relevancia que discutieron el protagonismo de las mujeres en el desarrollo económico global, así como otras que continúan la polémica no saldada entre el marxismo y el feminismo por el Trabajo Doméstico, colocando en cuestión los supuestos del análisis económico que habitualmente no incorporan las cuestiones relacionadas a los trabajos domésticos y reproductivos llevados a cabo mayoritariamente por las mujeres así como su valor macro, meso y micro-económico y fundamentalmente social y político.
  • Item
    Validade de conteúdo e especificação das propostas de interação oral dos exames Celpe-Bras e CELU
    (UniRío Editora; Universidad Nacional Rio Cuarto, 2019-10-16) Ferreira, Laura Márcia Luiza
    Celpe-Bras e CELU são duas propostas de avaliação que compartilham de construtos similares de língua. Os exames têm propostas distintas para a avaliação da oralidade, sendo o Celpe-Bras uma situação de entrevista de proficiência oral e o CELU, uma situação variável a depender do comando da prova. Neste trabalho, a partir das diretrizes de definição de especificações de provas orais de Fulcher (2003) e dos documentos oficiais sobre os dois exames, tais como manuais, editais e provas antigas, busco definir algumas características destes dois exames orais para, em seguida, relacioná-las com as discussões sobre a validade de conteúdo. Ao final, será possível estabelecer pontos convergentes e divergentes entre os dois exames.