Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
Resumo
Este trabalho tem como finalidade analisar e problematizar textos artísticos (entende-se lite-
ratura, pintura, desenhos, música, cinema) apresentados e trabalhados nos livros didáticos para o en-
sino das línguas português e espanhol. Ao ensinar uma língua estrangeira, o professor está, automa-
ticamente, ensinando a cultura que essa língua produz. Entendendo que língua e cultura são insepa-
ráveis no ensino e aprendizagem de línguas, nosso propósito será investigar como tais textos são
apresentados nos livros didáticos: há referência à cultura? Os textos artísticos são abordados como
objeto estético-crítico? Estão referenciados e relacionados com o tópico da unidade ou são tratados
como apêndice na aprendizagem?
Os livros didáticos utilizados foram: Síntese e Falar... Ler... Escrever para o ensino do espa-
nhol e do português, respectivamente. Os textos artísticos apresentados nos livros escolhidos foram
catalogados e analisados quanto ao objetivo, ao contexto de inserção, à referência e utilidade e à
problemática de cada conteúdo. Na sequência do trabalho, indicamos os problemas identificados e
redigimos um breve comentário sobre eles.