Navegação por autor "Tonin, Lilian Tatiani Dusman"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Estudo de caso: reciclagem do óleo de cozinha
Ghiraldi, Thanile Andressa; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Neste trabalho foi idealizado um estudo de caso criado por bolsistas do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana. Através do estudo de caso foi possível apresentar uma questão do ... -
Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
Fressatti, Maria Gabriela Verdério; Silva, Angélica Cristina Rivelini; Baron, Alessandra Machado; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram estáveis. Em seguida, foi ... -
Experimentação problematizadora no ensino de química: reatividade de compostos saturado einsaturados, utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov
Borges, Larissa Caroline da Silva; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta uma proposta de utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov na problematização do experimento – Reatividade de Compostos Saturados e Insaturados - como auxílio no processo de ... -
Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química
Silva, Tayssa Nogueira da; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), ... -
Perfumes: uma proposta de contextualização para o ensino de Química
Lima, Miliane Aparecida de; Silva, Angélica Cristina Rivelini; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Neste trabalho apresentamos uma proposta de aula de química, na qual, serão tratados os conceitos de solubilidade, concentração e preparo de soluções a partir da preparação de um perfume. Este trabalho foi desenvolvido ... -
Problematização contextualizada para o ensino de química: dissolução do isopor com acetona
Pereira, Ana Carla Fernandes; Oliveira, Jéssica Borges de; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Procurando aumentar o interesse dos alunos nas aulas de Química, os bolsistas do projeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana, apresenta uma proposta ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas através do estudo do caso “a planta que repele o mosquito da dengue”
Ramin, Beatriz Bianca Schulz; Klein, Rosecler Scacchetti; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Este é um trabalho do PIBID Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Apucarana. A proposta para o ensino de funções orgânicas é baseada em um caso que relata o problema com os mosquitos da ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue
Queiroz, Raphael Sanko; Moreira, Renato Ceconi Lenone; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)O presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática ... -
Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
Santo, KatlynBazoli dos; Tonin, Angélica Priscila Parussolo; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por objetivo apresentar as contribuições ... -
Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS
Leal, Luana Pires Vida; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de conteúdos, sem ausência de contextualização. ... -
Relato de experiência: vídeo aula como ferramenta para o ensino química
Oliveira, Ariel Colaço de; Bonifácio, Evandro; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)Neste relato de experiência foram utilizadas as vídeo-aulas como uma ferramenta de ensino para abordar conteúdos de química. Estas vídeo-aulas foram elaboradas por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de ... -
Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio
Machado, Bruno Rafael; Martins, Jéssica Guerreiro; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana, apresenta uma proposta contextualizada ...