Navegação por assunto "Ensino-aprendizagem"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 29
-
Compreensão de gêneros discursivos orais no ensino/aprendizagem de espanhol
(2016-08)Nos últimos anos, o ensino/aprendizagem de línguas adicionais na escola com base em gêneros discursivos vem tendo destaque em documentos oficiais, pesquisas e publicações. Observase, no entanto, que os gêneros orais ainda ... -
A compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização de materiais manipuláveis
(2016)Este trabalho busca respostas sobre os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem pela utilização de materiais lúdicos manipuláveis em aulas de matemática, especificamente, no ensino de frações. O experimento foi ... -
Construção de um biodigestor didático para a Estação Ciências do Parque Tecnológico de Itaipu
(2018)O presente trabalho apresenta a construção de um biodigestor didático para a produção de biogás a ser utilizado na Estação Ciências - Parque Tecnológico de Itaipu, destinado a alunos da educação básica. Os biodigestore ... -
Experiência na alfabetização na relação entre teoria e prática na sala de aula no início da formação docente
(Unila, 2014-10)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos propicia a experiência como professores no início da formação acadêmica. O trabalho aqui proposto apresenta atuação nas salas de aula com início em ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das alunas do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em uma instituição de ensino da rede municipal de Curitiba, visando promover a iniciação ... -
Formação de professores no Pibid: a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão
(Unila, 2014-10)Este trabalho é resultado da integração entre teoria, prática e pesquisas desenvolvida na escola Municipal Centro de Educação Integral Augusto César Sandino como objetivo de relatar as experiências e atividades desenvolvidas ... -
A importância dos generos textuais no ensino de lingua estrangeira: um trabalho conjunto entre PIBID Espanhol UEL e CELEM
(2014-10)A leitura é uma ferramenta importantíssima no processo de ensino-aprendizagem. Quando compreendemos o que lemos desenvolvemos a criatividade, aprimoramos nossa linguagem e ampliamos nossa visão de mundo. No processo de ... -
A importância dos generos textuais no ensino de lingua estrangeira: um trabalho conjunto entre PIBID Espanhol UEL e CELEM
(2014-10)A leitura é uma ferramenta importantíssima no processo de ensino-aprendizagem. Quando compreendemos o que lemos desenvolvemos a criatividade, aprimoramos nossa linguagem e ampliamos nossa visão de mundo. No processo de ... -
A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
(2014-10)A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ... -
Minicurso: apresentações personalisadas - o PPT como estratégia comunicativa na Universidade
(Proex/Unila, 2017)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são excelentes ferramentas para melhorar a qualidade da educação, porém apenas utiliza-las não é a solução. É necessário contextualizá-las no processo ensino aprendizagem, ... -
Monitoria de Bioestatística I e II para discentes de Saúde Coletiva
(2019)O Programa de Monitoria de Bioestatística tem como objetivo principal o auxílio do processo de aprendizagem da estatística dos discentes do curso de Saúde Coletiva inscritos nas disciplinas de Bioestatística I e II. Este ... -
Monitoria para as disciplinas de topografia do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura
(2019)Este trabalho visa descrever o projeto de monitoria nas disciplinas de Topografia e Topografia Aplicada do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA. O projeto tem como objetivo geral melhorar o processo de ... -
Noções gerais sobre curso de conversação ofertado em escola pública através do PIBID
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem o intuito de apresentar o curso de conversação ofertado em uma escola pública da região central da cidade de Londrina para o desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa. O curso foi elaborado ... -
Ñande reko arundu dos Guarani-Ñandeva da tekoha sombrerito: a educação indígena na perspectiva intercultural
(2016-10-26)O objetivo da Dissertação está em analisar como acontece a educação escolar dos Guarani na Tekoha Sombrerito, relacionado à Educação Intercultural, apresentando as ações pedagógicas, bem como a formação dos professores ... -
O PIBID e a experimentação de baixo custo no ensino de física
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva relatar as ações dos bolsistas do PIBID na escola e a influência do programa de iniciação à docência na formação do licenciado. O projeto ocorre no laboratório de Física do Colégio Estadual Vicente ... -
O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
(2019-12-12)Este trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do ... -
Projeto para monitoria da disciplina EQI0019 e EQI0067 do Curso de Engenharia Química
(2019)A monitoria é uma ferramenta estratégica para a aprendizagem, que visa a melhoria do ensino e esclarecimento de falhas deste processo. Sendo assim, este trabalho descreve os objetivos e resultados do projeto de monitoria ... -
Proposta de curriculo básico para o ensino-aprendizagem integrado de diagnóstico por imagem na graduação do curso de medicina na UNILA.
(2014)A produção de conhecimento nos diversos campos da área médica nunca foi tão profícua e diversificada, em parte pela grande facilidade do trânsito das informações possibilitado pelo desenvolvimento da eletrônica, tecnologia ... -
Quão complexo é se avaliar?!
(Unila, 2014-10)Avaliação é um ato muito complexo. Segue o fato de que os professores devem realizar avaliações periódicas do desempenho de seus alunos e a isto atribuir valor (nota), segundo as normativas da escola. Na atualidade o ... -
Química verde: energias renováveis na pesquisa e no ensino de química
(2012-06-05)O presente projeto de pesquisa teve como principal objetivo a criação e implementação de metodologias, baseadas na apresentação de diferentes materiais, principalmente esquemas e mapas conceituais sobre o tema energias ...