Navegação por assunto "Espanhol"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Compreensão de gêneros discursivos orais no ensino/aprendizagem de espanhol
(2016-08)Nos últimos anos, o ensino/aprendizagem de línguas adicionais na escola com base em gêneros discursivos vem tendo destaque em documentos oficiais, pesquisas e publicações. Observase, no entanto, que os gêneros orais ainda ... -
A construção do sentido das Identidades Nacionais em materiais didáticos de espanhol
(2016-08)O sentimento de pertencimento a uma comunidade fortalece a identidade pessoal na medida em que passa a existir uma identificação nacional através de um discurso muitas vezes pautado em símbolos e representações (HALL, ... -
As construções médias de atributo interno no espanhol e no português brasileiro
(2016-08)As chamadas médias de atributo interno (doravante MAI) são construções estativas e de aspecto genérico nas quais um elemento temático sofre uma mudança de estado que depende mais de suas propriedades e configuração ... -
Cultura indígena: o que conhecemos?
(2014-10)O presente artigo tem como objetivo relatar a sequência didática elaborada, pelo subprojeto de Espanhol do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ... -
Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
(Unila, 2016-08)No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países ... -
Formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira e o cumprimento da Lei 11/161: uma relação em busca de efetivação
(2016-08)Este trabalho objetiva enfatizar a importância da formação de professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE), nos cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol, para que a Lei 11.161/05 se cumpra efetivamente. No ... -
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
(UNILA, 2016-08)Após a edição da Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, com diretrizes para uma nova reforma das licenciaturas, pouco mais de dez anos após a reforma publicada em 2002, todos os que atuamos com a formação de professores ... -
Laboratório de tradução da UNILA
(Proex/UNILA, 2018-11-30)Este texto objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2018 pelas estudantes que fazem parte da fase de iniciação do Projeto de Extensão “Laboratório de tradução da UNILA”, da Universidade Federal ... -
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento
(UNILA, 2016-08)O ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira/adicional (LEA) não é uma realidade presente apenas no contexto urbano. O campo também oportuniza aos alunos o contato outras línguas e culturas; no entanto, tal contexto ... -
Um olhar sobre a produção escrita de alguns alunos em uma questão de matemática
(Unila, 2014-10)Este trabalho é uma breve análise da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Cascavel. A questão se constitui em um item da Prova internacional de Avaliação de estudantes – PISA, ... -
PIBID e uma nova maneira de olhar o ensino de língua estrangeira
(Unila, 2014-10)Este trabalho relata as experiências e atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto espanhol da UFPR, e o impacto que elas causam dentro da sala de aula. O ... -
Poesia nas aulas de E/LE: propostas didáticoculturais
(2016-08)O uso da poesia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Vários estudos sobre o tema têm apresentado sua necessidade no ensino/aprendizagem do espanhol, depois ... -
Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
(UNILA, 2016-08)Neste trabalho, temos como objetivo refletir sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) entendendo que o aluno somente se torna competente nas práticas de uso da língua estrangeira (LE), quando desenvolver ... -
Produção escrita: uma análise da série histórica de coleções didáticas de espanhol aprovadas pelo PNLD
(UNILA, 2016-08)Esta comunicação visa a apresentar uma pesquisa que enfoca livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Mais especificamente, foram observadas as atividades de produção ... -
O professor de língua estrangeira (LE) como produtor de subjetividade: reflexões sobre o que precede a produção de materiais no ensino de espanhol para crianças
(2016-08)Neste estudo, a partir de uma perspectiva discursiva, levantamos reflexões sobre pensamentos e práticas que podem preceder a produção de materiais de professores de língua espanhola para crianças do primeiro segmento do ... -
Relevância das teorias linguísticas no processo de ensino/aprendizagem do idioma espanhol
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo primeiro a análise da importância das teorias de ensino e aquisição do espanhol como língua estrangeira. Outra pretensão é expor um relato de experiência de ensino/aprendizagem, que consiste ... -
Tecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanhol
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase ... -
A tradução literária no ensino de espanhol como língua estrangeira através de microcontos
(2016-08)A tradução se insere em um contexto moderno de ensino de línguas que as entende principalmente como veículo de comunicação e de cultura, e que procura conciliar a proficiência com a reflexão linguística (CAMPBELL, 1998; ...