Navegação por assunto "Educação infantil"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Alfabetização e letramento na escola da infância
(2014-10)Este trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos ... -
O ambiente ensina, a rotina organiza
(Unila, 2014-10)O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o PIBID de pedagogia UEL
(Unila, 2014-10)Nesse trabalho, a linha de pesquisa é a rotina escolar e suas implicações no processo de aprendizagens das crianças na primeira infância no Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina / PR. Para isso, o suporte ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
(2014-10)Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ... -
Criatividade e ludicidade na educação infantil: demandas situadas na EMEI Alice Otênio
(2014-10)O objetivo principal deste estudo foi analisar a criatividade e a ludicidade na educação infantil no contexto das demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Alice Otênio. Essa EMEI integra o Sub Projeto ... -
Os desdobramentos da Lei No 10.639/03 seus impactos na educação infantil
(Unila, 2014-10)Estamos vivenciando uma época na qual o preconceito e a discriminação não têm vez. Devido às atitudes discriminatórias, a solução encontrada foi trabalhar com esta temática desde cedo, por isso o Ensino Fundamental e ... -
Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
(Unila, 2014-10)Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas ... -
Educando Crianças
(Unila, 2014-10)Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do ... -
As experiências compartilhadas com as crianças da educação infantil
(2014-10)O artigo propõe pensar sobre as experiências nas relações entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEL e as crianças pequenas, a partir do programa PIBID, em proposta desenvolvida no CMEI Valéria ... -
A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil
(2014-10)Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ... -
Minha Primeira Horta: um projeto de educação ambiental com atividades lúdicas e interativas na educação infantil
(2016-08-17)O processo educativo ocorre nos ambientes escolares já nas turmas iniciais da educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho realizou uma investigação com um grupo de dezoito alunos, com idades entre um ano e meio ... -
PIBID como espaço de formação docente na educação infantil
(Unila, 2014-10)O presente trabalho apresenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade Estadual de Londrina, enquanto prática de formação docente inicial na educação infantil. Tem como objetivo ... -
As Políticas Públicas de Inclusão Para Educação Infantil no Municipio de Foz do Iguaçu- PR: uma Abordagem
(2016)As Políticas Públicas de Inclusão Para Educação Infantil no Municipio de Foz do Iguaçu- PR: uma Abordagem -
Princípios e prática da alteridade na educação infantil
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo ... -
Projeto Pibid: jogo do ludo
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo do Ludo, desenvolvida em uma turma de alunos de quatro e cinco anos no CMEI Nice Braga – Curitiba. A sequência didática foi planejada ... -
Reflexões acerca da proposta pedagógica de Londrina para a educação física
(Unila, 2014-10)Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos da Proposta Pedagógica da Educação Física adotada pelos professores da Rede Municipal De Ensino de Londrina, mais especificamente aqueles sugeridos para a Educação ... -
As relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi
(2014-10)O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa ... -
Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil
(Unila, 2014-10)Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. ...