Itens para a visualização no momento 1-18 of 18

    • Alfabetização e letramento na escola da infância 

      Camargo, Gisele Brandelero; Silva, Renata Lopes da; Santos, Sydione (2014-10)
      Este trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos ...
    • O ambiente ensina, a rotina organiza 

      Simeoni, Maria Cristina; Bueno, Patricia Severino; Albano, Paula Cristina de Souza; Silva, Tatiele Rodrigues da (Unila, 2014-10)
      O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A ...
    • Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o PIBID de pedagogia UEL 

      Leonardo, Ângela Silva; Santos, Nayara Francisco; Nascimento, Malena Olivia; Magalhães, Cassiana (Unila, 2014-10)
      Nesse trabalho, a linha de pesquisa é a rotina escolar e suas implicações no processo de aprendizagens das crianças na primeira infância no Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina / PR. Para isso, o suporte ...
    • Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL 

      Leonardo, Ângela Silva; Costa, Dolores Peres da; Oliveira, Fernanda Neri de; Souza, Diana Aparecida de (2014-10)
      Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ...
    • Criatividade e ludicidade na educação infantil: demandas situadas na EMEI Alice Otênio 

      Vinha, Maria Lúcia; Dias, Priscila Gonçalves; Francisquinho, Kelly Guaita; Panichi, Larissa (2014-10)
      O objetivo principal deste estudo foi analisar a criatividade e a ludicidade na educação infantil no contexto das demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Alice Otênio. Essa EMEI integra o Sub Projeto ...
    • Os desdobramentos da Lei No 10.639/03 seus impactos na educação infantil 

      Henriques, Aline Moreno Noivo; Oliveira, Fernanda Neri de (Unila, 2014-10)
      Estamos vivenciando uma época na qual o preconceito e a discriminação não têm vez. Devido às atitudes discriminatórias, a solução encontrada foi trabalhar com esta temática desde cedo, por isso o Ensino Fundamental e ...
    • Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS 

      Vinha, Maria Lúcia; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; Simeon, Maria Cristina (Unila, 2014-10)
      Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas ...
    • Educando Crianças 

      Simeoni, Maria Cristina; Barbosa, Maria Aparecida Fermino; Carvalho, Gabriela Fontana de; Oliveira, Isabela Gonçalves de (Unila, 2014-10)
      Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do ...
    • As experiências compartilhadas com as crianças da educação infantil 

      Santos, Gracieli Maccari dos; Roma, Amanda; Bittencourt, Bruno; Pires, Gabriel; Balau, Luiza (2014-10)
      O artigo propõe pensar sobre as experiências nas relações entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEL e as crianças pequenas, a partir do programa PIBID, em proposta desenvolvida no CMEI Valéria ...
    • A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil 

      Coutinho, Andressa Agostinho; Henriques, Aline Moreno Noivo; Nascimento, Francielle Pereira; Magalhães, Cassiana (2014-10)
      Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ...
    • Minha Primeira Horta: um projeto de educação ambiental com atividades lúdicas e interativas na educação infantil 

      Beckers, Iohanna Elizabeth (2016-08-17)
      O processo educativo ocorre nos ambientes escolares já nas turmas iniciais da educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho realizou uma investigação com um grupo de dezoito alunos, com idades entre um ano e meio ...
    • PIBID como espaço de formação docente na educação infantil 

      Santos, Cristiane Farias dos; Moraes, Aline C.A.; Magalhaes, Cassiana (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho apresenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade Estadual de Londrina, enquanto prática de formação docente inicial na educação infantil. Tem como objetivo ...
    • As Políticas Públicas de Inclusão Para Educação Infantil no Municipio de Foz do Iguaçu- PR: uma Abordagem 

      Lavarda, Lidiane (2016)
      As Políticas Públicas de Inclusão Para Educação Infantil no Municipio de Foz do Iguaçu- PR: uma Abordagem
    • Princípios e prática da alteridade na educação infantil 

      Fernandes, Pâmela Regina; Nassar, Noelma de Campos; Oliveira, Solange da Costa Lima; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo ...
    • Projeto Pibid: jogo do ludo 

      Valle, Ana Paula do; Canalli, Kamylla; Paixão, Lucilene; Agranionih, Neila Tonin (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo do Ludo, desenvolvida em uma turma de alunos de quatro e cinco anos no CMEI Nice Braga – Curitiba. A sequência didática foi planejada ...
    • Reflexões acerca da proposta pedagógica de Londrina para a educação física 

      Dalago, Pamela Suelen; Vieira, Caroline de Souza; Gonçalves, Claudio Lísias; Saladini, Ana Cláudia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos da Proposta Pedagógica da Educação Física adotada pelos professores da Rede Municipal De Ensino de Londrina, mais especificamente aqueles sugeridos para a Educação ...
    • As relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi 

      Vinha, Maria Lúcia; Freitas, Suellen de Almeida; Vieira, Talita Fialho; Flores, Vanessa Cristina Correia (2014-10)
      O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa ...
    • Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil 

      Souza, Camille Cistina Witsmiszyn de; Schramme, Dulce Stela; Agranionih, Neila Tonin; Paixão, Lucilene (Unila, 2014-10)
      Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. ...