Navegação por título
Itens para a visualização no momento 4161-4180 of 6896
-
Literacidad crítica, análisis del discurso y Didáctica de Lenguas para la creación de materiales didácticos en el contexto de la integración latinoamericana y del Mercosur.
(2015-11)El presente trabajo se presenta como intento de dar cuenta de la compleja diversidad socio-lingüistica al interior de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), con el fin de poder, a través del ... -
A Literatura de Fabián Severo: Tensões em Torno do Território, da Língua e da Comunidade
(2022)Fabián Severo (Artigas, Uruguai, 1981) utiliza do portunhol para escrever sua literatura a partir do dialeto aprendido na infância conhecido pelos linguistas como Dialectos Portugueses del Uruguay. Severo cria a escrita ... -
Literatura de língua espanhola para quê? Uma questão de direito
(Unila, 2016-08)Não são apenas teóricos, críticos e historiadores da literatura, senão professores e alunos da Escola Básica que se perguntam: literatura para quê? Podemse apresentar várias respostas, uma vez que muitas são as funções ... -
Literatura e (re)existência: a voz marginalizada da periferia como empoderamento popular
(2017-04)Este estudo apresenta reflexões sobre a produção literária de autores de classes sociais menos desfavorecidas, destacando, sobretudo, negros silenciados no meio literário que encontram dificuldades para publicação em ... -
A literatura e a falta: o caso de Emma Bovary
(2017-10)Este artigo pretende abordar a literatura como um meio para falar da falta – no sentido psicanalítico do termo, através do reencontro inventivo que o texto literário possibilita para com o Real. O reencontro acontece com ... -
Literatura e história em Rennée Ferrer: La Querida
(2016-08)A narrativa La Querida (2008), de Rennée Ferrer, representa temas como a ditadura, o exílio e a opressão. Pelo viés dos Estudos Culturais, buscamos compreender como a autora paraguaia problematiza questões que marcaram ... -
Literatura e outras manifestações culturais no ensino de espanhol como língua adicional (E/LA)
(2016-08)O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho com a literatura e outras manifestações culturais nas aulas de espanhol como língua adicional na UNILA – Universidade Federal da Integração ... -
Literatura e paisagem na tríplice fronteira
(2016-10)La investigación consistió en el estudio, levantamiento y posterior análisis de los escenarios poéticos como territorio geográfico y simbólico en textos literarios escritos en regiones próximas a la triple frontera y sus ... -
A Literatura e suas Fronteiras: políticas da tradução em Feiras Internacionais do Livro Andinas
(2014-11)O trabalho discute os trânsitos da literatura brasileira e andina para além de suas fronteiras políticas/geográficas, ou seja, sua circulação nas Feiras Internacionais de Livro destas regiões. A partir da observação das ... -
Literatura e Teologia em diálogo no Cántico Espiritual de San Juan de la Cruz
(2016-08)Ao longo da história, o homem buscou na literatura a inspiração para a construção de suas obras literárias. Com isso, percebese que a literatura é um campo aberto para outras correntes, por exemplo, a teologia, a filosofia, ... -
A Literatura Espanhola e suas verdades censuradas
(2016-08)Através do caminho pelo qual nos conduzem as narrativas, a experiência nos chega por expressões múltiplas, mais ou menos diretas e provocadoras. Em repetidos contextos históricos, o que uns denominam de 'manutenção da ... -
A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
(2023)Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas ... -
A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
(2014-10)A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ... -
A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental
(2014-10)O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ... -
A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil
(2014-10)Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ... -
A Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamental
(2022)Este trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, ... -
A Literatura nas Aulas de Português e Espanhol como Língua Adicional no Ensino Superior da Unila
(2021)A pesquisa apresentada teve como objeto de análise o tema da literatura no ensino de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol Língua Adicional (ELA), disciplinas obrigatórias a todos os cursos de graduação da Universidade ... -
Literatura nas mídias digitais: aproximações a partir do caso de uma livestream “IRL” de Cid Cidoso na Twitch.
(Darandina, 2023)Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital através de uma livestream interativa, buscamos enfocar como o público leitor também exerce o papel de autoria da referida obra ao interagir através do ... -
A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
(2022)O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, ... -
Literatura, fronteras y (pos) colonialidades en América Latina: una mirada hacia la obra Mapurbe Venganza a Raíz, de David Aniñir Guiltaro
(UNILA, 2016-08)Con el desarrollo del capitalismo en el mundo colonial/moderno los homogeneizadores proyectos literarios nacionales abrenespacio para obras de grupos y autores particulares que escriben desde la realidad rota de una ...