Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
Resumo
O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras -
Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração
Latino-americana (UNILA). A problemática levantada para esta pesquisa é a seguinte:
como o futuro docente de língua estrangeira (LE) que atuará na região da tríplice fronteira
(Argentina, Brasil e Paraguai) compreende a literatura e expressões estéticas como
objetos de ensino e aprendizagem? e, ainda, qual seria o encaminhamento metodológico
adotado em suas futuras práticas em sala de aula? Inicialmente, é realizada uma revisão
teórica no que se refere a formação do docente de Letras no Brasil e reflexões sobre o
ensino de língua estrangeira com textos literários. Para, em seguida, analisar a produção
de práticas com a literatura propostas pelos futuros docentes no curso de graduação,
Aidan Chambers (1991; 1993) e Rildo Cosson (2006; 2014) são estudados levando em
conta suas ideias sobre letramento literário e mediação de leitura e também por que foram
a base teórica estudada na disciplina da graduação. Adotamos como caminho
metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica e, para a análise dos dados foi coletado
material audiovisual produzido pelos estudantes, nos quais narram suas trajetórias como
leitores (autorretrato leitor). Estes foram abordados a partir das seguintes categorias:
influência da família e amigos; influência da escola e biblioteca e influência da
universidade. Para a análise das propostas de intervenção dos estudantes foram levados
em consideração dois aspectos: a concepção de literatura de cada um e o posterior
reflexo nas propostas teórico-metodológicas discutidas durante a disciplina. Constatamos
através da análise dos dados a importância da escola na formação do leitor literário, a
necessidade de pensarmos a “escolarização” da literatura, de que maneira ela ocorre,
visto que muitas vezes será a escola o primeiro - e às vezes único - acesso das pessoas
à literatura. Para tanto, a pesquisa demonstra o papel fundamental do trabalho com a
literatura nos cursos de formação inicial em Letras. Dessa maneira, os professores em
formação quando atuarem nas escolas estarão conscientes da necessidade e importância
da inserção do texto literário no processo de ensino e aprendizagem.