A Mídia e o Ensino de Geografia: uma Análise sobre as Concepções de Fronteira
Abstract
O cerne deste trabalho fundamenta-se sobre a necessidade de se pensar o ensino de
Geografia como campo multiescalar, dotado de espaços e tempos próprios. O viés
Geopolítico dos mecanismos de comunicação de massa apresenta-se hoje como grandes
manipuladores e formadores de opinião, neste sentido tais informações carecem de uma
análise crítica e que atribua em sua leitura um entendimento pleno sobre “quem notícia,
para quem se informa e qual o intuito por trás da informação difundida”. Neste sentido, a
informação como mecanismo geopolítico passa ser ponto crucial de análise, mas seus
receptores e geradores de criticidade também se tornam importantes. Desta forma,
pretendemos estabelecer um panorama geral sobre como o ensino de Geografia se coloca
frente a interpretação da mídia, buscando estabelecer e analisar as condições curriculares
previamente postas (PCN’s 1998 e BNCC 2018) bem como as concepções utilizadas no
plano cotidiano escolar. Para tal pretendemos tomar o conceito de “Fronteira” como objeto
de análise, estabelecendo um paralelo e identificando as lacunas existentes entre a “A
Fronteira que se ensina”, a “A Fronteira que se notícia” e a “Fronteira que se vive”. Para
realização de tal pesquisa adotou-se um procedimento metodológico crítico-dialético, cuja
linearidade é estabelecida por i) análise e revisão bibliográfica, ii) construção de base de
dados e iii) categorização e discussão dos resultados obtidos