A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
Resumo
Os anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores
com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de
conhecimento, tendo normalmente em sua formação inicial apenas disciplinas básicas de cada
matéria. Dentro dos estudos das formações iniciais e continuadas, utilizaram-se teóricos que
abordam a construção da identidade do professor, o saber que ensina, novas práticas de ensino
e a aprendizagem histórica. O presente trabalho buscou analisar, por meio de questionários
aplicados à professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Foz do
Iguaçu, temas referente ao ensino da disciplina de história. Estes questionários foram
entregues durante um projeto de extensão da UNILA, e tratou de investigar desde o contato
com as metodologias do ensino de História durante a formação até a sua importância para a
sua prática em sala de aula. A pesquisa demonstrou o grau de dificuldades dos professores em
trabalhar com o ensino de História e evidenciou indicativos teóricos e metodológicos que
necessitam ser abordados em cursos de formações continuada. Los años iniciales de la educación, 1o à 4o de la educación primaria, requieren profesores con múltiples
conocimientos. Dificílmente estos docentes se espezializaron en todas esas áreas del conocimiento,
teniendo normalmente,en su formación inicial, apenas disciplinas básicas de cada matéria. Dentro de
los estudios de las formaciones iniciales e continuadas, se utilizaron teóricos que abordan la
construcción de la identidade del professor, el saber de lo que se enseña, nuevas prácticas de
enseñanza y aprendizaje histórica. Con presente trabajo busco analizar, por médio de cuestionarios a
los profesores de los años iniciales de enseñanza fundamental del município de Foz Do Iguaçu, temas
referentes a la enseñanza de la disciplina de historia. Estos cuestionarios fueron entregados durante um
proyecto de extensión de la UNILA, e trato de investigar desde el contacto con las metodologias de la
enseñanza de história durante la formación hasta la importancia de su práctica en la sala de clase. De
esta forma, la investigación desmostró el grado de dificultades del profesor en trabajar con la
enseñanza de história e evidenció indicativos teóricos e metodológicos que necesitan ser abordados en
cursos de formaciones continuadas