TCC - Música

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ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Música

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    Educação musical para pessoas com deficiência visual no Brasil: aspectos legais e sugestões metodológicas.
    (2023) Espitia Saavedra, Aura Alejandra
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, antes de tudo, entender a relação entre deficiência visual e educação musical no Brasil. Faremos isso observando as leis relevantes do tema e alguns métodos de ensino de música disponíveis. Ao fim, propomos algumas ações educativas baseadas em nossas leituras. Temos também, como objetivo, gerar uma reflexão para compreender o que pode ser melhorado no nosso contexto local, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
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    O acompanhamento pianístico de César Camargo Mariano: arranjos no disco Piano e Voz (2003)
    (2023) Oliveira Júnior, Marcos Luigi; Moreira, Maria Beatriz Cyrino; Corrêa, Marcelo Ferreira
    Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise musical sobre o acompanhamento pianístico de César Camargo Mariano, partindo da transcrição de três arranjos de canções de estilos distintos, presentes no álbum Piano e Voz (2003). A análise possibilitou o reconhecimento dos recursos harmônicos, estruturais e estilísticos da performance de César, evidenciando sua atuação como sideman. A discussão sobre este termo é aprofundada em um dos capítulos. Este estudo pretende contribuir ao oferecer aos pianistas uma compreensão dos caminhos e recursos estilísticos do acompanhamento de César no piano.
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    Análisis de Grabaciones: Variaciones del Rubato en dos Grabaciones del Preludio de la Suite no. 2 de Leo Brouwer
    (2023) Rivadeneira Vásquez, Rony Oliver
    Este trabajo, dirigido a guitarristas e intérpretes en general, pretende comprender el rubato como recurso de expresividad y sus formas de utilizarlo a través del análisis de grabaciones. La selección de esta investigación se basó en el Preludio de la Suite No. 2 de Leo Brouwer, donde, utilizando el software Sonic Visualiser, analizamos los datos de la señal de audio de dos grabaciones de diferentes artistas: El primero es Manuel Barrueco, guitarrista cubano y Anthony Devine, guitarrista de origen inglés. Mostrando unas gráficas que representan el tiempo de cada grabación, elaboramos la investigación exponiendo cómo utilizan recursos musicales como el rubato para expresar originalidad, estilo e identidad guitarrera.
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    Análise Mecânica dos Estudos 1–5 de Ernesto García de León
    (2023) Moreno, Willian Xavier
    Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise de recursos mecânicos dos Estudos de 1–5 para violão solo de Ernesto García de León (2002). Para isso, primeiramente, apresentamos uma breve biografia do compositor e um panorama sobre a concepção e função da obra em si. No capítulo seguinte, introduzimos definições de recursos mecânicos relevantes para a compreensão das análises desenvolvidas sobre o objeto de estudo deste trabalho. Por último, realizamos as análises individuais de cada estudo, buscando discutir em detalhe os recursos relevantes para a execução. As análises são acompanhadas de exercícios desenvolvidos a partir de particularidades dos estudos, propostos com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de recursos mecânicos específicos.
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    9 Mazukas, Op. 25 de Alexander Scriabin: um Estudo sobre seus Aspectos Harmônicos e Formais
    (2023) Liu, Frankie
    Este trabalho tem como objetivo compreender teoricamente os procedimentos formais e harmônicos utilizados na obra para piano solo do compositor russo Alexander Scriabin (1872–1915), 9 Mazurkas, Op. 25. Para isto, toma como base a ferramenta analítica formal de William Caplin (1998; 2013), e a fundação teórica harmônica de Steven Laitz (2012). Além disso, o presente trabalho também apresenta, adicionalmente, algumas observações interpretativas obtidas através da comparação de duas gravações de referência. Como resultado das investigações teóricas, com base nas limitações que tais ferramentas apresentaram, foram observadas particularidades que caracterizam o estilo composicional do compositor neste ciclo de mazurcas.
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    O Pianista Acompanhador no Curso de Música na UNILA: Arranjo para Piano e Voz de Onde Preciso Chegar de Clarissa Souza
    (2023) Lima, Felipe de Almeida
    A presente monografia relata diversas experiências do autor como pianista acompanhador no curso de graduação em Música da UNILA. O estudo aborda a importância desse papel na formação dos músicos, bem como os desafios e aprendizados decorrentes dessa atividade. Além disso, foi elaborado um arranjo didático no formato piano e voz da canção Onde Preciso Chegar de Clarissa Souza, uma artista, formada do curso de Música da UNILA. Para analisar esse arranjo, foi empregado o método de análise de músicas pop contemporâneas desenvolvido por Brendan Blendell (2015). No processo de criação do arranjo, foram utilizadas como referências composições de Heitor Villa-Lobos e Oscar Lorenzo Fernândez, direcionadas a pianistas iniciantes. A seleção dessas músicas buscou explorar as possibilidades de combinação e interpretação, ao mesmo tempo em que proporcionava um desafio adequado ao nível de habilidade dos estudantes. O estudo contribui para a compreensão do papel do pianista acompanhador e oferece ideias valiosas para o desenvolvimento de arranjos musicais e análise de músicas pop.
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    Liberdade Criativa e Recursos Composicionais no Disco Riva de Juarez Moreira
    (2022) Araújo, Eduardo da Silva
    Este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre as formas músicas e a criatividade composicional de Juarez Moreira no disco Riva (2010), além de investigar aspectos idiomáticos de suas composições. Como base metodológica deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista com o compositor e análise estrutural das músicas Riva, Valsa Para Maria, e Samblues. As análises foram pautadas a partir das estruturas formais propostas por William Caplin em seu livro Classical Form – A Theory of Formal Functions For the Instrumental Music of Haydn, Mozart and Beethoven, onde buscou-se compreender as estruturas fraseológicas e as seções musicais nas composições de Juarez Moreira. Procuramos mostrar também os recursos idiomáticos e composicionais, bem como a presença das organizações formais na estrutura das músicas de Juarez, ainda que prevaleça a liberdade criativa do compositor.
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    Espacios para (re)componer: Pensando las Diferencias de Género en el Campo Compositivo en Paraguay a través del Relato de Compositoras
    (2022) Martinez, Liz Leticia; Orientação
    En este trabajo propone explorar reflexiones que puedan cuestionar las formas canónicas de entender la actividad compositiva musical y las relaciones que han perpetuado la desigualdad en razón de género en la composición en Paraguay. Para pensar al respecto se exploran aspectos que en muchos casos han sido problematizados por la musicología feminista, aportando nuevas visiones desde las pespectivas del pensamiento decolonial y del feminismo decolonial. A través de entrevistas a compositoras paraguayas de música instrumental se traen al centro del debate experiencias y narrativas sobre componer, lo que puede contribuir a la reflexión sobre las desigualdades en razón de género para proponer una gestión más inclusiva en los espacios artísticos y académicos.
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    Revisitando Henrique Britto através da Transcrição de alguns de seus Fonogramas
    (2022) Lindozo, Renato Flavio Costa; Navia, Gabriel Henrique Bianco
    Este trabalho visa ampliar o interesse na vida e obra do violonista e compositor Henrique Britto, contando parte da história de sua vida e mostrando sua relevância no meio musical no final da década de 20 e início da década de 30, como violonista acompanhador, violonista solista e como compositor. Tem ainda como objetivo principal dar acesso a seu repertório de violão solo, partindo da transcrição de três músicas, editadas em 2 formatos, arranjo para violão solo e leadsheet (melodia e cifra) para que assim possam ser executadas por outros instrumentistas e por variadas formações. Todo o processo para a realização das transcrições aqui apresentadas foi analisado a partir de procedimentos que já foram utilizados em outras transcrições, os quais tentamos identificar em transcrição do mesmo período para reaplicá-lo de forma adequada, oferecendo assim uma documentação musical confiável para que surjam novas interpretações, gravações de referência e passe a integrar o repertório de violonistas.
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    Reflexões sobre Gênero e Performance Musical na América-Latina: um estudo com Base nas Obras de Cacilda Borges e Lia Cimaglia
    (2022) Lau, Viviane de Campos; Orientação
    Desde o século passado sabe-se da luta constante das mulheres pela a igualdade de gênero. Entretanto, ainda nos deparamos com essa desigualdade em muitas das áreas da vida de uma mulher. Com o intuito de contribuir para a visibilidade dos repertórios musicais compostos por mulheres Latino-americanas, o objetivo desse trabalho é trazer uma reflexão sobre os obstáculos que se apresentaram em suas trajetórias dentro da música, e de como esses podem interferir na performance musical. Para isso, foi realizado um levantamento biográfico de duas compositoras latina americanas, Lia Cimaglia e Cacilda Borges, e uma pesquisa sobre os conflitos enfrentados pelo gênero feminino no campo da composição e da performance. Através desse trabalho pudemos obter uma maior compreensão destas jornadas repletas de empecilhos e de seus desdobramentos até os dias de hoje, implicando em nossas posturas performáticas. O conhecimento adquirido ao longo desse trabalho nos permitiu refletir enquanto mulheres latino-americanas do século XXI, sobre como podemos repensar novas formas de construir uma performance mais dinâmica e ressignificada.
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    Aproximación a La Musicoterapia - Ampliando Los Horizontes de las Prácticas Interpretativas y la Guitarra
    (2022) Bellenzier Gill, Lorena Elizabeth; Orientação
    El presente trabajo de investigación tiene como objetivo, en primer lugar, aproximar sobre el contexto de la Musicoterapia, sus funciones y procedimientos, los diferentes métodos, como son utilizados los instrumentos, y otros aspectos significativos por me-dio de una revisión bibliográfica, y segundo, las posibilidades de buscar e incentivar los horizontes en las prácticas interpretativas, para ayudar a la sociedad con el fin de compartir, de practicar y vivenciar experiencias únicas por medio de la música, las re-ferencias sobre el uso de la guitarra y otras reflexiones. Además, fortalecer la impor-tancia de la música terapéutica para generar un resultado favorable para las personas que recurren a la música como forma de expresarse o encontrarse consigo misma. El espacio elegido para el desarrollo de campo fue el “Centro de Convivência de idosos Afra Roth”. Así, del mismo modo, en este material aparece muestras de proyectos de presentaciones musicales, el aporte de la guitarra en algunas intervenciones y la ex-periencia del recital en el espacio mencionado, llevando música para una zona nueva.
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    A Influência da Soul Music na Música Popular Brasileira: uma Perspectiva pela Análise Vocal
    (2022) Mensch, Vinicius; Orientação
    Este artigo busca observar a influência da Soul Music norte-americana no repertório musical brasileiro a partir de uma perspectiva dos estudos da voz. Nesse sentido, buscamos encontrar e analisar com profundidade diversos recursos vocais característicos da Soul Music na performance de cantore(a)s brasileiros que, de alguma maneira, estiveram ligados à Soul Music tais como Ed Motta, Deise Cipriano, Elizangela Silva, Tim Maia, Gerson King Combo, Toni Tornado, Djavan, Leci Brandão, Paula Lima, Sandra de Sá e Jair Rodrigues. Por fim, os principais recursos vocais destacados neste trabalho foram o drive, vocalise, vocalese, scat singing, melisma, fala no canto e glissando os quais serviram como referência para uma escuta atenta deste repertório e também para uma reflexão sobre a importância destes recursos estarem presentes na ampliação técnica-vocal e estilística abordadas no ensino do canto.
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    Nuevas Sonoridades en la Canción Popular Ecuatoriana: un Estudio sobre la Producción de Maria Tejada, Mariela Condo y Grecia Albán
    (2021) Soriano García, María de los Ángeles; Orientação
    En este texto se busca presentar un estudio de repertorios de tres cantautoras ecuatorianas. Las artistas seleccionadas son Maria Tejada, Mariela Condo, y Grecia Albán, quienes han transitado desde lo tradicional a lo moderno-postmoderno dentro de sus relecturas de clásicos del folklore y composiciones autorales. Este es el motivo por el que pensamos que su trabajo musical debe ser conocido por las nuevas generaciones de músicos. Más allá de eso, pensamos que esta investigación podría ayudar a los músicos y productores musicales a debatir claramente sobre una reconstrucción de las identidades musicales del Ecuador, donde este enfoque tiene la búsqueda y la construcción de nuevas propuestas de sonoridades en la música popular ecuatoriana.
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    Rompendo o Silêncio: Relatos sobre Racismo na Trajetória de Mulheres Negras Musicistas na Academia Musical
    (2021) Souza, Clarissa Lotufo de; Orientação
    Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o ensino superior de música, a partir da trajetória de mulheres negras musicistas. Através dos relatos e experiências das mulheres negras escolhidas, propõe que o racismo é um dos determinantes para a dificuldade de acesso e permanência de mulheres negras ao estudar música, assim como é um mecanismo que exclui sua música, suas subjetividades e sua ciência.
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    Freddie Mercury: un Análisis Acústico e Interpretativo de su Canto en dos Canciones
    (2021) Gomez, Mabel Bareiro de; Orientação
    El trabajo a seguir, tiene como objetivo analizar algunas características vocales muy utilizadas por Freddie Mercury, por medio de un análisis acústico e interpretativo de su canto, en fragmentos de dos canciones. Los parámetros analizados son: el vibrato, su estabilidad e inestabilidad; demostrando el movimiento de sus oscilaciones y también la distribución de armónicos en un fragmento en el que se utiliza la técnica del “Belting”. La metodología consiste en usar un programa principal, que permite ejemplificar visualmente los momentos exactos en los que ocurren tales características. Las canciones escogidas son: “Bohemian Rhapsody” y “Love of my life”. El recurso tecnológico para el análisis será el VoceVista Video. El análisis será muy comparativo mediante imágenes espectrográficas para determinar conclusiones, y ejemplificar estos momentos mediante líneas acústicas partiendo desde un producto sonoro escogido.
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    Cuando una Voz canta un Taquirari: Estudio sobre la Construcción de una Sonoridad Vocal
    (2021-01-29) Vaca Gil, Andrea; Orientação
    Durante mi trayectoria en el curso de música he conocido diversas propuestas que avivaron mi deseo de querer profundizar y explorar más en la música de mi país, Bolivia. Esta investigación dialoga con mi proyecto artístico y busca responder a las preguntas ¿cómo puedo darle una nueva sonoridad al taquirari, sobre todo con mi voz? Y, para que sea algo nuevo, ¿qué es lo que hay dentro de la tradición de interpretación vocal en el mundo del taquirari? Para responder estas preguntas parto del conocimiento general sobre el taquirari, sus manifestaciones culturales, para luego centrarme en el taquirari-canción, dando a conocer sus elementos musicales y específicamente vocales a través del análisis de las interpretaciones de dos artistas de renombre nacional, Gladys Moreno y Guísela Santa Cruz. Y al final narro el resultado de mi proyecto artístico, AMALGAMA, que comprende las relecturas de tres taquiraris.
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    O Canto é para Todos: Estudos de Diferentes Abordagens no Ensino-Aprendizagem do Canto para Não Cantores e Cantores Iniciantes. Proposta para uma Abordagem Holística.
    (2020-12-23) Almeida, Caroline; Orientação
    O presente trabalho tem como objetivo provocar o diálogo entre referenciais teóricos que relacionem o tema ensino-aprendizagem do canto à práticas integrativas do corpo, mente e fatores emocionais/psicológicos, como forma de estimular outras abordagens para o desenvolvimento deste instrumento. Além disto, busca reforçar a importância da relação professor-aluno para a obtenção de melhores resultados neste processo e, por consequência, nos alcances quanto ao desenvolvimento técnico. A pesquisa de campo foi realizada com um público formado por homens e mulheres, com ou sem experiência prévia na prática do canto. Durante 4 meses foram ministradas aulas semanais individuais e aplicados questionários relacionados ao período de início do aprendizado e ao momento atual. Além disso, apresenta a elaboração de proposta holística para o ensino de canto para ser adotada por professores interessados nesta temática.
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    Reflexões sobre a cantautoria latinoamericana: estudo sobre Natalia Lafourcade e suas musas
    (2019-07-13) Santos, Thaís Montenegro dos; Chernavsky, Analía; Silva, Luciano Simões
    Este trabalho analisa a obra da cantautora mexicana Natalia Lafourcade, colocando- a em diálogo com a obra de outros artistas e cantautores e, assim, oferecendo um panorama da música pop contemporânea com aspectos referentes à história da cantautoria latinoamericana. Como recorte de sua obra, analisamos seus dois últimos albuns, Musas Vol. 1 e Vol.2, nos quais, junto com Los Macorinos, versiona canções de Violeta Parra, Mercedes Sosa, Agustín Lara, Simón Diaz, entre outros. Para a análise das musas, agrupamos as canções dos dois albuns em torno das musas de Natalia: Musas da Tradição Oral, Mercedes Sosa, Chavela Vargas, Rocío Sagaón, Omara Portuondo, María Grever e México, Natureza e Amor. Os discos também contam com composições de Natalia, nas quais nos concentramos para uma análise mais profunda sobre sua cantautoria e também para determinar as influências dos materias de outros artistas em sua composição. Para esta análise, nos concentramos em entender as canções de Natalia em três grandes aspectos: Contextual, Composição e Arranjo e Interpretação Vocal
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    Técnicas extendidas en la composición para charango solo
    (2019-12-11) Delgado Quisbert, Alvaro Guillermo; Villena, Marcelo Ricardo
    Este trabalho apresenta cinco composições para charango solo fruto de um processo de pesquisa e experimentação desde o ano 2016 com técnicas estendidas na procura de recursos sonoros não convencionais em este instrumento y como essas sonoridades, mais associadas à estética de música contemporânea, convivem com tratamentos musicais que vão desde o tradicional como uma cueca boliviana, o referencial y chega até a eletroacústica mista. Para isso se explica de forma breve quais são as tradições de onde vem o charango e como foi o processo de composição das obras assim como as ideias que guiaram a organização dos eventos sonoros em cada uma das peças
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    Juego de Niños: como dialogan la música paraguaya y el jazz en la música de Jorge “Lobito” Martínez
    (Bruno Lermen Argenta, 2019-12-06) Lermen Argenta, Bruno; Moreira, Gabriel Ferrão; Correa, Máster Marcelo Ferreira
    En 1994, el pianista paraguayo Jorge Eladio Martínez Ayala (1952-2003) – más conocido como Jorge "Lobito" Martínez - grabó el álbum Juego de Niños, mezclando música paraguaya con otros géneros musicales, principalmente con el jazz. El presente trabajo tiene como objeto de estudio comprender como se da el diálogo entre la música paraguaya y el jazz en el disco Juego de Niños. La metodología adoptada en este trabajo fue, primeramente contextualizar la vida y obra de Jorge “Lobito” Martínez a partir de un recorte histórico y posteriormente realizar la transcripción y análisis musical de dos composiciones que nos permiten observar sus diferentes influencias musicales