Medicalização, Diagnóstico e Tratamento do TDAH na Infância: o que Diz as Políticas Públicas?

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Data

2022

Autores

Kato, Ludmilla Cordeiro

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Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurológica caracterizada pela desatenção, impulsividade e hiperatividade. O TDAH apresenta altas taxas de prevalência em crianças no Brasil, no entanto, ainda existem escassos esforços no estabelecimento de leis e políticas públicas de saúde voltadas ao TDAH, no âmbito do SUS, o que poderia ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequados aos indivíduos com TDAH, ademais, o combate ao preconceito e estigmas relativos à doença. Este estudo objetiva apresentar as principais Políticas Públicas de saúde voltadas ao TDAH, abarcando o diagnóstico, tratamento e Medicalização na Infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, investigativa e exploratória, conduzidas nas bases de dados: SciELO, periódicos Capes e Scholar Google, pelos descritores: “TDAH”, “Políticas públicas”, “Saúde mental” e “Medicalização”, disponíveis na íntegra, no idioma português e recorte temporal de 2014 a 2023. Os artigos relatam o aumento exponencial do uso da Ritalina em crianças nos últimos anos, divergências e questionamentos acerca da confiabilidade dos diagnósticos. A principal forma de assistência no âmbito do SUS se refere às Redes de Atenção Psicossociais, por meio do acolhimento e atenção nos Centros de Atenção Psicossociais. A legislação vigente e os índices alarmantes acerca do uso do medicamento para o TDAH enfatizam a necessidade de ampliação da assistência pelo SUS, o desenvolvimento de políticas públicas de saúde inclusivas a pessoas com TDAH, engajadas na assistência integral, acompanhamento multiprofissional e promoção da saúde e bem estar dos indivíduos com TDAH.

Descrição

Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão da Saúde. Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Juliana Domingues

Palavras-chave

Saúde mental, Comportamento infantil, TDAH, Políticas públicas, Saúde pública

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