Prova Paraná e Governança Transnacional
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Data
2023
Autores
Felippe, Shirley Barros
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Resumo
Uma das políticas educacionais que mais impactaram os sistemas de ensino
pelo mundo foram as avaliações de larga escala. Elas criaram uma definição
de qualidade única para todos os povos, transformando-se em eixo
estruturador de uma política de ensino onde a aprendizagem passa a ser
desempenho. Este trabalho desvenda a origem desta política, a forma como foi
concebida a definição de qualidade e como tal definição redirecionou o
processo de ensino aprendizagem no Paraná e no mundo. Para realizar essa
proposta de pesquisa discutiu-se teoricamente sobre o contexto das políticas
neoliberais para a educação recomendadas por órgãos econômicos
supranacionais; entendeu-se o processo avaliativo de larga escala no Paraná,
destacadamente a Prova Paraná e evidenciou-se a correlação entre a Prova
Paraná e a governança transnacional operada por órgãos econômicos como a
OCDE. Para o desenvolvimento desses objetivos o método materialismohistórico-dialético foi utilizado para delinear os caminhos metodológicos na
interpretação da realidade da educação básica paranaense. A Prova Paraná é
uma ferramenta de governança transnacional e não poderia ser de outra
maneira dado que ela é fruto das políticas neoliberais recomendadas pela
OCDE que é um órgão econômico supranacional que, ao definir o que é
qualidade (uma complexa relação entre equidade, literacia e responsabilidade
ou equity, literacy and accountability) atende as políticas neoliberais, ou seja:
os documentos e as propostas políticas que se reverteram em políticas
públicas educacionais reverberam o discurso da OCDE, principalmente no que
tange a equity ou equidade que objetiva reduzir as pessoas a trabalhadores
capazes de manter o sistema capitalista funcionando, porém acríticos o
suficiente para não questionar o sistema socioeconômico imposto pelos países
ditos ‘desenvolvidos’ e pela elite nacional.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
Palavras-chave
Avaliação em larga escala; governança transnacional; organismos internacionais; Prova Paraná