dc.contributor.author | Ciacchi, Andrea | |
dc.contributor.author | Cruz, Andréia da | |
dc.contributor.author | Silva, Anilton Oliveira da | |
dc.contributor.author | Prado, Berenice Schelbauer do | |
dc.contributor.author | Muniz, Cláudia Maria Serino Lacerda | |
dc.contributor.author | Ferreira, Emmanuelle Christianes | |
dc.contributor.author | Marques, Erwin Becker | |
dc.contributor.author | Montezol, Guilherme Otávio | |
dc.contributor.author | Lima Júnior, Jayme Benvenuto | |
dc.contributor.author | Löwenberg Neto, Peter | |
dc.contributor.author | Tonatto, Regiane Cristina | |
dc.contributor.author | Lucas, Yulla Gonçalves Ruas | |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T19:07:08Z | |
dc.date.available | 2017-02-09T19:07:08Z | |
dc.date.issued | 2013-07 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/735 | |
dc.description | Anais do II Encontro de Iniciação Científica da Unila. Unila-PTI, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, 03 e 04 de julho de 2013 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unila (Probic) e o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Araucária de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), incentivam e promovem a capacitação de
estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor
orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes
críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade.
Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica
e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e
projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver
problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela
necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da
elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de
informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento.
Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do II Encontro de
Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos
projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as
dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões
de docentes e estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Anais | pt_BR |
dc.subject | II Encontro de Iniciação Científica | pt_BR |
dc.subject | Resultados em debate | pt_BR |
dc.title | Anais do 2º Encontro de Iniciação Científica da Unila "Resultados em debate" | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |