Guia de Identificação Ilustrado de Espécies Arbóreas em um Fragmento Florestal Urbano Nno Extremo Oeste do Paraná

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Ribeiro da Silva, Heloisa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A identificação das espécies vegetais arbóreas em remanescentes florestais é fundamental para o manejo adequado e implementação de estratégias de conservação. No entanto, muitas vezes é difícil obter informações sobre os táxons pela indisponibilidade de flores e/ou frutos que auxiliam na identificação, sendo indispensável a elaboração de ferramentas de identificação baseadas em características vegetativas. Conhecer as espécies dos fragmentos é imprescindível para que estratégias ligadas à manutenção e conservação florestal funcionem, e o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) traça estratégias para os municípios atuarem a fim de efetivar a política nacional de proteção da Mata Atlântica. Diante disso, este trabalho visa confeccionar um guia de identificação de espécies arbóreas presentes no fragmento da Trilha do Vietnã, caracterizar suas síndromes de polinização e dispersão, seus grupos ecológicos e consultar o status de conservação das espécies. A fotografia das espécies foi realizada em campo de outubro/22 a junho/23 com o auxílio de um tecido preto e um fundo quadriculado medindo 1x1m. Foram identificadas 34 espécies nativas, e uma exótica, para as quais foi elaborado um guia com pranchas, e fotografado os principais caracteres vegetativos que facilitam a identificação de espécies em campo. Foram descritos caracteres vegetativos morfológicos como a característica do tronco, aspecto do ritidoma (externo e interno), ramos, morfologia foliar, presença e posição das domácias. Algumas espécies ocorrentes no fragmento que são comumente confundidas, como as do gênero Trichilia, como T. catigua e T. elegans, diferenciadas por características como: pecíolo, domácias, nervuras do limbo foliar, pilosidade do folíolo e gemas. Em relação à síndrome de polinização, 14 apresentaram a não especializada e 13 melitofilia, e em relação a dispersão a maioria das espécies (17) têm dispersão não especializada. Os dados obtidos sobre sucessão ecológica mostram que 7 espécies são pioneiras e 27 não pioneiras. A presença de espécies de sucessão inicial, tardia e clímax, indicam que o fragmento encontra-se sob estágio de sucessão intermediário a avançado, destacando espécies como Cordia americana e T. elegans que são características de sucessão inicial e tardia. Duas espécies encontradas no fragmento como Balfourodendron riedelianum e Cedrela fissilis são espécies ameaçadas. O guia de identificação a partir de características vegetativas pode ser utilizado em outros fragmentos florestais situados no município de Foz do Iguaçu se não em nível de espécie mas de família ou gênero. A partir de ferramentas disponíveis para identificação da flora local, estratégias de conservação podem ser traçadas e consolidadas, a fim de cumprir um dos objetivos presentes no PMMA de Foz do Iguaçu e de outros municípios, relacionados à proteção e conservação dos fragmentos florestais urbanos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.

Palavras-chave

caracteres vegetativos; conservação; mata atlântica; PMMA; remanescentes.

Citação

RIBEIRO DA SILVA, Heloisa. Guia de identificação ilustrado de espécies arbóreas em um fragmento florestal urbano no extremo oeste do Paraná. 102 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade. Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, Paraná, 2023.