Internato em Urgência e Emergência do SUS: Relatório das Vivências no âmbito Hospitalar em Urgência e Emergência do Curso de Graduação de Medicina em Foz de Iguaçu e São Miguel de Iguaçu.

Resumo

O Internato de Urgência e Emergência do SUS do Curso de Medicina pretende a inserção dos acadêmicos nos diferentes cenários que compõe a Rede de Urgência e Emergência do SUS nas cidades de Foz do Iguaçu e São Miguel de Iguaçu, permitindo desenvolver competências, habilidades e atitudes para conduzir situações clínicas com qualidade e eficiência. A estrutura desta Rede é de suma importância para a capacitação do discente, este fornece um cenário prático onde é possível sua participação ativa nas equipes de saúde, nas decisões clínicas ante cada paciente e na melhoria dos serviços de saúde. Por meio da integração do aluno nesses serviços foi possível elaborar um relatório com o entendimento sobre a Rede de Urgência e Emergência nas UPA João Samek, UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa e Hospital Municipal Padre Germano Lauck e o município de São Miguel do Iguaçu, no Complexo Hospitalar Municipal Pronto Atendimento de 24 hs SMI. Elaborar 5 casos clínicos que contém fundamentação teórica e relevância na prática médica com o fim de expandir o conhecimento e aprimorar as habilidades médicas, procedimentos invasivos realizados ao longo do estágio, diagnóstico das principais problemáticas dos campos de prática e procuram estratégias para melhora. Sendo possível no período do estágio desenvolver habilidades médicas como raciocínio clínico, procedimentos invasivos e refletir sobre o papel que o médico tem com a sociedade, com o fim de fornecer o melhor cuidado para os pacientes e melhorar a qualidade de atendimento nos serviços de saúde.

Descrição

Palavras-chave

Medicina, Internato, Rede de urgências e emergências, SUS

Citação

PERALTA ROJAS, J. S. Internato em Urgência e Emergência do SUS: Relatório das vivências no âmbito hospitalar em urgência e emergência do curso de graduação de medicina em Foz de Iguaçu e São Miguel de Iguaçu. 2022. 192. Trabalho de Conclusão de Curso de Medicina – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023.

Coleções