Técnicas do Teatro do Oprimido em Escolas da Região Oeste do Paraná a servir como Suporte na Formação de Sujeitos Sociais atuantes na Defesa por Direitos e Cidadania

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Data

2019

Autores

Albarello Paloschi, Silvia Beatriz

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Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é a aplicação experimental de técnicas cênicas propostas pelo dramaturgo, diretor e pesquisador teatral Augusto Boal, conhecidas em sua totalidade por “Teatro do Oprimido”, em escolas de EF2 de duas cidades da região oeste do Paraná - Medianeira e São Miguel do Iguaçu. A experiência apontou questões que giraram em torno do estudo e da prática do teatro como forma de mediação cultural e libertação, uma vez que, para Boal, o teatro é a primeira invenção educacional e de conscientização política. Os resultados obtidos mediante o emprego das pesquisas de campo realizadas durante o mês de setembro de 2019, apontaram para quase um absoluto desconhecimento, por parte de discentes e docentes das escolas-pilotos, acerca das técnicas desenvolvidas por Boal desde os anos sessenta na América Latina e na Europa, e caracterizadas como um sistema de auxílio ao aprendizado. Empregou-se também uma pesquisa exploratória de cunho bibliográficodocumental, que serviu como base para a posterior pesquisa in situ. Embora, o resultado em uma das escolas não tenha sido plenamente satisfatório, sustenta-se que as técnicas do Teatro do Oprimido são ferramentas eficazes para se trabalhar as relações interpessoais e resolver problemas que surgem no convívio escolar ou familiar.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural.

Palavras-chave

Augusto Boal, teatro do oprimido, técnicas de conscientização, escolas de EF2

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