Pedagogia da Floresta: Agrossabedorias como Propostas de Insurgência de Mulheres em Abya Yala

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Data

2022

Autores

Pereira, Joselaine Raquel da Silva

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Resumo

Esta pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas e educacionais baseadas nas cosmovisões e cosmopráticas das mulheres da terra (indígenas, camponesas, quilombolas, agroflorestoras) ao longo do território de Abya Yala, que se opõem ao sistema positivista e desenvolvimentista atual, constituindo formas de insurgência contra-colonial, antipatriarcal e anticapitalista e propondo alternativas relacionadas à luta pela vida (humana e não humana), em defesa de seus corpos-territórios e à busca pelo Bem viver. Através do diálogo com teorias antropológicas ecológicas, anarquistas, ecofeministas e contra-coloniais, e da realização de uma análise documental qualitativa multissituada procuro compreender a forma como se constroem as práticas pedagógicas contra-hegemônicas protagonizadas por essas mulheres subalternizadas, que surgem a partir das agrossabedorias, de sua conexão com a terra e o território, e da pedagogia da própria floresta que se dá através da sensibilidade e do afeto que permitem perceber a biodiversidade da qual os seres humanos fazem parte de maneira não hierárquica e complementar.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Povos contra-coloniais, Bem viver, Corpos-territórios, Ecofeminismo, Ecologia social

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