A Percepção dos Atores sobre as Políticas Públicas voltadas às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em Idade Escolar, na Cidade de Foz do Iguaçu-PR

Resumo

O escopo deste estudo constitui em analisar as políticas públicas voltadas ao público autista em idade escolar no Município de Foz do Iguaçu-PR nos últimos dez anos, a partir da suspeita, investigação, diagnóstico e laudo, através do problema: Como a Prefeitura de Foz do Iguaçu-PR operacionaliza o diagnóstico de autismo em crianças em idade escolar, bem como implementa políticas públicas, com ou sem a participação das instituições civis, para auxiliar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de pessoas com Transtorno de Espectro Autista - TEA? Em consideração a essa questão, averiguou-se a possibilidade da existência de uma estruturação no processo de diagnóstico do Autismo e sua conduta, possíveis agentes causadores de dificuldades, ou a existência e os motivos de desistência da investigação do Autismo pelas partes interessadas no processo. Para isso, utilizou-se a metodologia de abordagem Quali-quanti, com as técnicas de pesquisa denominadas questionário e entrevista para a geração de dados. Para a triangulação desses dados, utilizou-se da análise do discurso onde foram avaliadas as políticas públicas voltadas ao processo do diagnóstico de autismo em crianças em idade escolar aplicadas no município mediante entrevistas com policy makers, buscando identificar a existência de ações de desenvolvimento público e privado voltados a essa coletividade. Foram observados indicadores socioeconômicos, além de questões educacionais, sociais e terapêuticas, a realidade e as dificuldades enfrentadas através da análise de questionários respondidos pelas famílias e responsáveis dos autistas e confrontadas as informações. Posteriormente, comparou-se os elementos anteriores ao cenário idealizado por especialistas jurídicos, avaliando e propondo melhorias em prol do desenvolvimento social da comunidade autista de Foz do Iguaçu-PR. O problema inicial da pesquisa foi respondido, apresentando-se pelo menos cinco soluções para que se possa sanar eventuais problemas detectados, visando auxiliar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de pessoas com Transtorno de Espectro Autista - TEA em idade escolar em Foz do Iguaçu-PR, concordando com os pressupostos e os objetivos.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Políticas Públicas, Autismo, Desenvolvimento, Educação

Citação