A Evolução Socioespacial do Município de Cabo Frio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Coutinho da Silva, Izábia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho busca analisar e interpretar a Evolução Socioespacial do Município de Cabo Frio através da evolução atividades econômicas desenvolvidas no território. Alguns pesquisadores consideram o desenvolvimento urbano municipal em 3 etapas, sendo elas: a economia do pau-brasil, indústria do sal e o turismo. Nessa perspectiva, será incorporado a essa linha do tempo, a era dos royalties do petróleo. Posto isto, com a aquisição dos royalties através da exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos – RJ, pela Lei do Petróleo de 1997, o município passou por transformações em sua regionalização e paisagem. A má gestão das rendas petrolíferas intensificou a desigualdade socioespacial desenvolvida na época da colonização. No entanto, tal análise se tornou viável, sendo levado em consideração o processo de colonização Europeia em Cabo Frio, os fluxos migratórios e o processo de fragmentação territorial vivenciado. Os vínculos teóricos estabelecidos para a compreensão desses cenários, foi buscada em (SANTOS, 1977) e (SANTOS, 2008), no qual autor trata sobre a Formação Socioespacial e das categorias de análise do método geográfico: estrutura, processo, função e forma, integrados numa leitura em busca de uma interpretação da totalidade. Como resultado, foi possível perceber que há uma seletividade espacial dentro do município à implementação de políticas publicas e que a desigualdade socioespacial é fruto de uma herança colonial

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Geografia.

Palavras-chave

Cabo Frio, Desenvolvimento Regional, Royalties, Municípios produtores de petróleo e gás, Petróleo

Citação

SILVA, Izábia Coutinho da. A Evolução Socioespacial do Município de Cabo Frio. 2022. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia (Bacharelado), Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território - Ilatit, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.