Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil

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Data

2022

Autores

Chan, Fernanda Ferreira

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Resumo

A migração asiática, especificamente oriunda da China para o Brasil, é um fenômeno que começou no final do século XIX e início do século XX. O número de chineses aumentou e consequentemente aumentou o número de seus descendentes nas escolas brasileiras, cuja função por muito tempo foi de construção da identidade nacional brasileira. No presente artigo, pretende-se conhecer as relações sociais que os descendentes de chineses estabeleceram no Brasil a partir de suas memórias escolares, bem como descobrir como as experiências escolares interferiram na forma como estes sujeitos se identificam e são identificados. Com este objetivo, foram feitas quatro entrevistas entre 2021 e 2022, com gravação de áudio, e utilizando técnicas da História Oral a partir dos apontamentos de Verena Alberti (2010) e Alessandro Portelli (2016). As narrativas foram analisadas a partir das contribuições de Maurice Halbwachs (1990), sobre memórias coletivas, e Jeffrey Lesser (1999), sobre identidade e miscigenação de asiáticos no Brasil. Ao fim, das experiências narradas, foi possível compreender que os sujeitos sempre narram individualmente, mas suas memórias estão sempre respaldadas por grupos sociais (HALBWACHS,1990) e sua identidade nunca é estática, pois nem sempre é brasileira e nem sempre é chinesa, mas sempre é fluida (LESSER, 1999).

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para a obtenção de título de licenciada em História - Licenciatura.

Palavras-chave

memória escolar; identidade; chineses no Brasil;

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