Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR

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Data

2022

Autores

da Silva, Ana Flavia

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Resumo

As práticas educativas estão presentes em todas as formas de educação, na formação humana, nas relações sociais, em ambientes formais, não formais e informais, intencionadas ou não. Assim como na escola, as instituições não formais de educação cumprem um papel fundamental na formação do sujeito, como nas instituições de acolhimento, Casas Lares, onde atendem crianças e adolescentes que por motivos adversos foram retiradas do contexto familiar para serem abrigadas, temporária ou permanentemente. Esse estudo objetivou compreender o conceito de práticas educativas segundo um viés interdisciplinar dentro do contexto de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que estão em Casas Lares. Os conceitos foram trabalhados a partir de contribuições da Pedagogia, Psicologia e Antropologia. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura e a aplicação de um questionário elaborado através do aplicativo Google Forms para coleta de dados acerca das práticas educativas no contexto de uma Casa Lar em Foz do Iguaçu. A pesquisa foi realizada com mães sociais que se propuseram a fazer parte desse trabalho. Com os insumos do questionário identificou-se em qual eixo disciplinar as concepções práticas educativas são compreendidas pelos atores desta instituição, e o quanto elas podem fomentar a emancipação - cumprindo o ciclo final da política pública de acolhimento.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Acolhimento Institucional, Casa Lar, Práticas Educativas, Identidade, Subjetividade

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