Ayurveda no Brasil: os Primeiros Registros na Imprensa (1987-1999)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Dornelles, Mônica Nasser

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa analisa os primeiros registros da Ayurveda na imprensa brasileira, entre 1987 a 1999, tendo como referência o estado do Rio de Janeiro e duas fontes primárias principais: Jornal do Brasil e revista Manchete. A dissertação examina as rotas de inserção deste sistema de práticas no Brasil, adotando perspectivas de análise da história transnacional e global que elucidam como se deu a chegada do Ayurveda à América do Norte e à América Latina e, posteriormente, em nosso país. Figuras centrais nesse processo de chegada da Ayurveda na América Latina foram os indianos Maharishi Mahesh Yogi, personagem recorrente nos periódicos pesquisados, e seu discípulo divulgador deste conhecimento, o médico ayurvédico Deepak Chopra. Destacamos o registro de uma visão, em um primeiro momento, denominada “holística” e mais adiante integrativa, o que décadas mais tarde, viria a contribuir com as chamadas Práticas Naturais Integrativas aprovadas no SUS. Importante para esse processo de reconhecimento da prática no Brasil foi o convênio firmado entre o estado de Goiás e o Ministério da Saúde com o objetivo de implantar um hospital de Ayurveda na região, em 1985. As diferentes etapas desta pesquisa permitiram compreender a Ayurveda que chegou ao Brasil como uma ciência moderna e global com forte influência da Era New Age e o movimento Contracultura.

Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito à obtenção do título de Mestre em História.

Palavras-chave

Medicina integrativa. Saúde holística. Transnacionalismo.

Citação

Dornelles, Mônica Nasser. Ayurveda no Brasil: os primeiros registros na imprensa (1987-1999) / Mônica Nasser Dornelles. - Foz do Iguaçu, 2022.