Identidades e Diásporas Latino-Americanas na Literatura: uma Análise sobre o Conto We Came All The Way from Cuba so You Could Dress Like This, de Achy Obejas

Resumo

O objetivo deste trabalho é entender os mecanismos que atuam sobre a subjetividade da escritora cubana-estadunidense Achy Obejas e suas personagens, por meio de seu conto We came all the way from Cuba so you could dress like this. Permeada por identidades diversas, as quais estão explicitamente presentes nos trabalhos em referência, Obejas é uma imigrante latina, lésbica e de origem judaica, nos Estados Unidos e, a partir da observação da importância desses temas em sua obra e a similaridade com sua história de vida, tenciona-se entender como tais identidades funcionam para a criação ficcional da autora. Pretende-se, ainda, contribuir para o campo dos estudos das identidades sob as perspectivas decolonial e interseccional. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram buscadas referências teóricas a partir das quais elaboraram-se informações e conclusões com o intuito de ajudar a responder o questionamento da presente dissertação.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Achy Obejas. Identidade cubana em exílio. Identidades diaspóricas. Queer.

Citação