dc.description.abstract | Os videopoemas são uma forma de manifestação artística em permanente construção
desde a década de 1970, para além das fronteiras entre a arte escrita e a tecnologia de
entretenimento que é o vídeo. Os videopoemas são formas de criação marcadas pela
intersemiose e intermidialidade; via de regra, são produções coletivas e interdisciplinares.
Suas características são adaptadas à fluidez das tecnologias intermedias de
equipamentos, softwares e plataformas de transmissão audiovisual. No presente estudo,
para a análise de dois videopoemas que sondam a condição de estrangeiro nos
processos de migração e diásporas decorrentes da Globalização, tomamos como ponto
de partida o conceito de estrangeiridade desenvolvido por Julia Kristeva, Roland Barthes,
Alvaro Machado e Daniel-Henri Pageaux. Para analisar os videopoemas “La Inmigrante”
(Nicarágua, 2017) e “Deaf Brown Gurl” (EUA-Índia, 2015), partimos da hipótese de que os
videopoemas exploram a mobilidade, as lacunas e os entrelugares em zonas de fronteiras
(geográficas, socioculturais, econômica, tecnológica, estética). Em nosso percurso
hermenêutico e comparativo, buscamos apoio nas ferramentas interpretativas da
Literatura Comparada, especialmente no que diz respeito à representação discursiva da
estrangeiridade, no quadro da evolução da literatura para formas estéticas alternativas e
abertas como o videopoema, talvez uma nova forma estética de habitat poético. | pt_BR |