Uso e ocupação do território do Arroio Dourado, antigo lixão do município de Foz do Iguaçu-PR e seu entorno: um enfoque nas desigualdades espaciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Santana, Ramon Dias

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho analisa criticamente o território do antigo lixão Arroio Dourado, localizado no município de Foz do Iguaçu- PR, tendo como objetivo principal identificar os diferentes tipos de usos que se manifestam nas paisagens. Ao longo da Avenida das Cataratas o território é usado pela elite capitalista e é amplamente atendido por serviços públicos, revelando-se uma paisagem valorizada. Por sua localização privilegiada constitui a via de acesso aos principais atrativos turísticos da cidade, dispondo de hotéis imponentes, resorts e condomínios fechados luxuosos. Por outro lado, o território contíguo, o Arroio Dourado, o qual já foi usado como antigo lixão a céu aberto, carece de serviços considerados básicos, necessários para o desenvolvimento pleno dos indivíduos em sociedade, sendo esquecidos pelas autoridades públicas, constituindo-se uma paisagem marginalizada. Associada a essas desigualdades espaciais outra problemática que se verifica é a especulação imobiliária no território do Arroio Dourado e seus arredores que, por conta da proximidade com a Avenida das Cataratas e, pelo fato de estar inserido no eixo turístico do setor sul de Foz do Iguaçu, torna-se alvo de especuladores que compram loteamentos no antigo lixão, esperando a implementação de infraestruturas no bairro, para vender a preços exorbitantes em um futuro próximo. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa teórica, sob a óptica da Geografia Crítica, além de trabalho de campo para observação das paisagens e o registro fotográfico, e a produção de material cartográfico. Os resultados da investigação mostraram que os fatores mencionados anteriormente aprofundam as desigualdades espaciais perceptíveis na paisagem, podendo-se então relacionar a paisagem valorizada ao longo da Rodovia das Cataratas à evidente seletividade dos investimentos realizados pelo poder público, que privilegiam uma elite capitalista, enquanto a população pobre continua marginalizada, excluída e carente de serviços básicos, configurando uma fragmentação capitalista da paisagem.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Geografia. Orientadora: Professora Doutora Ana Clarissa Stefanello.

Palavras-chave

paisagem; uso do território; marginalização; especulação imobiliária; desigualdade espacial; seletividade.

Citação

SANTANA, Ramon Dias. Uso e Ocupação do Território do Arroio Dourado, Antigo Lixão do Município de Foz do Iguaçu-PR e seu entorno: um enfoque nas Desigualdades Espaciais. 2022. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado)- Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.