Seu futuro Agora era Previsível: a Distopia Interior do Protagonista do Romance - O Riso dos Ratos, de Joca Reiners Terron

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Bueno, Kelly Luciana

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Tanto a história escrita no século passado quanto a história que se constrói no século atual tem colocado em xeque diversos ideais utópicos e abalado a fé no progresso da humanidade. Como resultado, o medo em relação ao presente e ao futuro passa a ser absorvido e internalizado pelas diversas formas de arte, principalmente a literatura. Na literatura publicada nos últimos anos as obras distópicas refletem de forma sombria a nossa sociedade atual, reforçando a inquietude que a humanidade enfrenta em um período de tantas incertezas. As histórias distópicas centram-se, em sua maioria, em temas relacionados ao medo, controle, totalitarismo e a degradação ambiental. Além dessas questões de ordem social, o que tem chamado atenção das narrativas distópicas dos últimos tempos é o fato de os protagonistas serem, em sua maioria, caracterizados como sujeitos medíocres, inaptos, que rompem o limite da humanidade em busca da sobrevivência. A posição subversiva desses protagonistas, que ao mesmo tempo em que demonstram sua fragilidade, também assumem as ações necessárias, contestando o estado das coisas, também pode ser encontrada no protagonista do romance brasileiro O riso dos ratos (2021), do escritor Joca Reiners Terron. Esse indivíduo, que não recebe um nome, está tão envolvido e obcecado no seu dilema pessoal — a violência ocorrida à filha e sua promessa de vingança — que inicialmente não percebe que o mundo está desabando ao seu redor e, quando percebe, não vê nenhuma outra possibilidade a não ser a busca pela sobrevivência. A partir dessas reflexões, o objetivo deste trabalho é analisar a trajetória do protagonista do romance O riso dos ratos (2021), que está inserido em uma sociedade brasileira distópica. Deseja-se focar em duas questões principais: primeiro, o personagem está tão inserido em sua distopia interior que ignora os sinais apocalípticos enviados pelo mundo; segundo, todo o percurso desse protagonista é permeado por um paradoxo na sua existência, pois é a sua promessa de vingança que o mantém vivo, no entanto, tal promessa só foi realizada após descobrir que tinha uma doença fatal. A trajetória do protagonista do romance se caracteriza pela mediocridade, angústias e conflitos pessoais. Seu percurso durante a narrativa não é o de um herói, um homem em busca da transformação social. Pelo contrário, sua existência se baseia em uma promessa que ele, mais do que ninguém, sabe nunca ser capaz de cumprir.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Palavras-chave

Distopia; Literatura Contemporânea.

Citação