Estudo de Perturbações Cosmológicas Lineares no Modelo ΛCDM e Investigação do Setor Escuro a partir do Gás de Chaplygin

Resumo

O presente trabalho visa o estudo e investigação da possibilidade de utilizar o gás de Chaplygin generalizado como componente constituinte da energia escura e da matéria escura através de um modelo de unificação do setor escuro. Para isso, apresentamos, inicialmente, uma abordagem matemática do modelo cosmológico ΛCDM para compararmos os resultados com o modelo cosmológico de unificação com gás de Chaplygin generalizado. As análises e comparações feitas a nível de background estão relacionadas à evolução do parâmetro de Hubble, evolução do parâmetro de densidade, ao parâmetro de desaceleração, ao parâmetro da equação de estado e à velocidade do som do modelo proposto. Além disso, apresentamos resultados obtidos a nível perturbativo em relação ao contraste de densidade e a taxa de crescimento de estruturas no universo. Os resultados obtidos para o modelo de unificação se aproximam dos valores obtidos para o modelo ΛCDM no nível de background através do ajuste de parâmetros das equações de estado do gás de Chaplygin generalizado.

Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Física Aplicada.

Palavras-chave

Modelos cosmológicos, Teoria das perturbações cosmológicas, Modelo de unificação, Cosmologia perturbativa, Formação de estruturas no universo

Citação

KULHKAMP, Kelvis Andrei. Estudo de perturbações cosmológicas lineares no modelo ΛCDM e investigação do setor escuro a partir do gás de Chaplygin. 2022. 125f . Dissertação (Mestrado em Física) – Programa de Pós-graduação em Física Aplicada, Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, Universidade Federal da Integração Latino-americana, Foz do Iguaçu, 2022.