Os Guarani Mbyá: Rituais e Turismo na Fronteira Trinacional

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Turcatti, Thiago Lopez

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo as interfaces entre turismo, antropologia e povos indígenas. Especial atenção é dedicada às celebrações rituais indígenas Guarani Mbyá, da aldeia Jasy Porã, recriada em função da experiência turística em Foz do Iguaçu. O ritual faz parte do catálogo de produtos turísticos e é comercializado sob o nome de “The Forest Experience”. Estudos da antropologia, sociologia e história no campo do turismo permitiram uma compreensão mais abrangente das relações entre turismo e povos indígenas; assim como do ritual Guarani Mbyá da aldeia Jasy Porã na ‘Terra das Cataratas’. O turismo, sobretudo o fordista, o turismo cultural, a antropologia do turismo e o turismo indígena são objeto de reflexão do primeiro capítulo cujo título é: TURISMO, ANTROPOLOGIA E POVOS INDÍGENAS. Em um segundo capítulo desta dissertação de mestrado são estudados os guarani, os guarani Mbyá e seus rituais indígenas, a natureza das relações entre os juruás, guaranis e guaranis Mbyá e, por fim, o ritual da aldeia Jasy Porã na ´Terra das Cataratas´. Precisamente, o título deste segundo e último capítulo é: “OS GUARANI MBYÁ NA FRONTEIRA TRINACIONAL”. Este trabalho tem um DNA interdisciplinar com olhares mais ao Sul e se apoia em pesquisa de campo na aldeia Jasy Porã e etnografia realizada sobre as comunidades Guarani Mbyá. Do ponto de vista prático, espera-se que sua leitura permita uma compreensão mais abrangente da complexidade do turismo na região, sobretudo, em relação ao turismo indígena e aos rituais guarani Mbyá na Fronteira Trinacional.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Turismo - Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), Índios da América do Sul Brasil - Usos e Costumes, Antropologia

Citação