Os Impactos Socioespaciais da Atuação do Capital Privado no Rio De Janeiro: Análise Acerca da Implementação das Políticas Urbanas Observadas desde a Colônia até os Dias Atuais

Resumo

A elaboração da presente pesquisa trata de um levantamento histórico da ocupação do território da cidade do Rio de Janeiro desde a colônia, visando a análise do processo de industrialização brasileiro e a influência neoliberal nas políticas de produção do espaço urbano. O que se busca, é estabelecer uma relação entre o processo de industrialização e a mercantilização da cidade até o início do século XXI, marcados pelos princípios da urbanização neoliberal. As hipóteses que norteiam essa pesquisa partem do princípio que, a antiga capital brasileira vem sofrendo mudanças em sua composição socioespacial, justamente pela influência do capital exterior. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é contribuir para as ideias que permeiam a fragmentação da urbanização do Rio de Janeiro. É importante ressaltar que a escolha pelo estudo dos aspectos urbanos se deu pelos impactos destes na vida cotidiana, como a busca constante dos aparelhos estatais por uma ‘limpeza urbana’, e na influência de tais ações na representação das classes sociais. A metodologia de análise tem por objetivo aprofundar o conhecimento científico acerca do processo de urbanização.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Geografia.

Palavras-chave

Industrialização, Urbanização, Financeirização, Neoliberalismo, Fragmentação

Citação

SILVA, Luiz Guilherme. Os Impactos Socioespaciais da Atuação do Capital Privado no Rio De Janeiro: Análise Acerca da Implementação das Políticas Urbanas Observadas desde a Colônia até os Dias Atuais. Orientador: Profa. Dra. Eliane Kuvasney. 2022. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, [S. l.], 2022.