Sistema Internacional na Quarta Revolução Industrial: Ciclos Longos e a Inteligência Artificial nos BRICS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Martins, Luiza Maria

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Como a inovação e a tecnologia podem impactar as estruturas de poder internacional? O novo período tem a organização dos processos produtivos segundo a lógica da quarta revolução industrial, e administrados por máquinas que não precisam ser operadas por seres humanos pois conseguem aprender sozinhas. Entender como esse novo mundo tecnológico, que perpassa as esferas virtuais, reais e biológicas pode afetar a realidade dos países periféricos é crucial para desenhar uma estratégia de desenvolvimento no século XXI que não perpetue estruturas da dependência e do colonialismo. Este trabalho é uma exposição da situação dos BRICS frente à Inteligência Artificial, e o impacto sistêmico das inovações trazidas pela quarta revolução industrial.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

Relações Internacionais, Sistema Internacional, Tecnologia e Inovação, Quarta Revolução Industrial, BRICS, Inteligência Artificial

Citação