Caracterização do Substrato Exaurido do Cultivo de Pleurotus Ostreatus composto por Borra de Café e Gramíneas e Avaliação do Potencial Bioquímico de Metano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Lourenço, Emilene de Carvalho

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Pleurotus ostreatus é um cogumelo com grande relevância gastronômica e nutricional, pois possui baixo valor calórico e quantidades elevadas de proteínas, vitaminas e fibras alimentares. Além disso, possui propriedades terapêuticas e farmacológicas, e é capaz de degradar materiais lignocelulósicos. O substrato exaurido pós-cultivo desse fungo, Spent Mushroom Substrate (SMS), possui potencial para utilização como adubo orgânico, ração animal, substrato para plantas e produção de biocombustíveis, como o biogás. A composição do substrato pós-cultivo pode variar conforme a espécie cultivada e a diversidade de biomassa utilizada. Por conter compostos orgânicos lignocelulósicos e células fúngicas, esse substrato pós-cultivo possui grande potencial para ser utilizado como matéria-prima em biodigestão anaeróbia. Dentre os substratos que podem ser utilizados para o cultivo estão a borra de café e as gramíneas, por serem ricos em nutrientes e em lignocelulose, os quais são compostos essenciais para o desenvolvimento de fungos da podridão branca. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo a produção de Pleurotus ostreatus em resíduos de borra de café e gramíneas das espécies Zoysia japonica (grama esmeralda) e Cynodon spp. cv. Tifton 85 (feno), para posterior obtenção e caracterização do substrato residual utilizado no cultivo e execução de ensaios de Potencial Bioquímico de Metano (PBM), a fim de avaliar a produção de biogás e metano. O substrato S1, composto de 50,0% borra de café e 50,0% Zoysia japonica, obteve eficiência biológica (EB) de 106,6%, e resultou no resíduo de cultivo R1, o qual produziu 462,4±13,2 e 277,4±7,9 LN.kgSV-1 de biogás e metano, respectivamente. Enquanto que o substrato S2, composto por 50,0% borra de café e 50,0% Cynodon spp. cv. Tifton 85, apresentou EB de 103,7%, e produziu 339,2±20,7 e 196,8±12,0 LN.kgSV-1 de biogás e metano, respectivamente. Dessa forma, a utilização desses resíduos para a produção de energia limpa foi considerada uma alternativa que contribui para a economia circular e para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente os que versam sobre energia limpa e acessível (7), consumo e produção responsáveis (12) e ação contra as mudanças climáticas (13).

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.

Palavras-chave

resíduos; lignocelulose; Pleurotus ostreatus; digestão anaeróbia; biogás.

Citação