"Senhores do Orvalho" na Bagagem: a Literatura nas Experiências de Haitianos no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Staudt, Taíse

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender a relação da comunidade haitiana em mobilidade no Brasil com a obra literária “Senhores do Orvalho” (1944), escrita pelo político, escritor e pesquisador haitiano Jacques Roumain, estabelecendo a relevância identitária da obra em relação aos elementos culturais e políticos do Haiti para sujeitos atualmente em condição de diáspora. Para alcançar estes objetivos, realizo entrevistas e utilizo a metodologia de História Oral com oito haitianos/as que vivem em diferentes lugares do Brasil, e parto das informações relatadas dos entrevistados para refletir sobre os elementos históricos, sociais, políticos e identitários que a obra possui para a comunidade haitiana. Utilizo como ferramenta metodológica a atitude interdisciplinar e me dedico ao referencial bibliográfico produzido por intelectuais caribenhos e latino-americanos, que abrangem da melhor forma o universo que me proponho a analisar e refletir. Os principais resultados da pesquisa demonstram como a historicidade e as disputas coloniais estão representadas no universo literário - escrito e oral – haitiano. Nesse sentido, a obra “Senhores do Orvalho” carrega uma expressão importante tanto sobre a identidade revolucionária haitiana quanto em relação à comunidade imaginada que se pretende para o país. Para os sujeitos em mobilidade, o enredo e potência da obra e do personagem principal, Manuel, são uma forma de estar próximos à realidade diária do Haiti, mas também integram um projeto de transformação que cada sujeito haitiano carrega, como sonho de melhorar e transformar a realidade ao seu redor e como plano de melhorar o Haiti. A literatura aparece como uma forma de relação direta com a história, identidade e ancestralidade do Haiti, uma ligação com a potência da Revolução que ocorreu no país e media os planos de futuro da nação. A pesquisa busca contribuir com um projeto de valorização da produção intelectual, cultural e literária haitiana proporcionando produção sobre esta área no Brasil, além de propor novos olhares sobre o espaço da literatura no cenário haitiano, da multiplicidade e beleza da literatura caribenha e do espaço destas na diáspora.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos. Orientadora: Profa. Dra. Lívia Santos de Souza

Palavras-chave

Literatura haitiana. Diáspora. Identidade. Caribe.

Citação

STAUDT, Taíse. "Senhores do Orvalho" na Bagagem: a literatura nas experiências de haitianos no Brasil. 2022. 180p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.