Governo Lula: ruptura ou continuidade?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Gaio, Gionei

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assume o poder, em 2003, muitos esperavam um grande rompimento com as políticas neoliberais. Porém, para a decepção dos mais heterodoxos, o que se verificou na realidade foram muitos pontos de continuidade, principalemnte em termos de política econômica. Este quadro muda a partir de 2006, quando a melhora dos índices macroeconômicos estimula um intenso debate sobre o posicionamento teórico-ideológico da base governista. Alguns autores acreditam que há uma inflexão na política econômica, estes dão mais destaque às continuidades e atribuiem a melhora nos indicadores macroeconômicos à favoravel conjuntura externa. Buscando-se compreender qual foi, na verdade, a inspiração por trás do comportamento político no segundo mandato do presidente Lula, faz-se necessário um melhor entendimento sobre as principais vertentes que se postulam como proponentes de política neste período histórico, a saber: neoliberarismo; social-liberarismo; novo-desenvolvimentismo e; social-desenolvimentismo, de maneira a verificar o que cada uma delas prega como boa política, para que, na posterior análise do comportamento do governo Lula em termos econômicos, se possa verificar qual delas foi mais influente. Assim pode perceber-se que dentre todas as correntes estudadas existem muitas semelhanças, e que houve sim um afastamento das políticas neoliberais, porém não de forma completa, até por que, mesmo nas vertentes ideológicas que se propõem como alternativa ao neoliberarismo, exite uma raiz neoliberal.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americano, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas: economia, integração e desenvolvimento. Orientador: Prof. Assistente Mestre Fernando Correa Prado.

Palavras-chave

Neoliberarismo, Social-liberarismo, Novo-desenvolvimentismo, Social-desenvolvimentismo, Política econômica

Citação

GAIO, Gionei. Governo Lula: ruptura ou continuidade? 90p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Econômica - Economia, Integração e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.