Determinação das Emissões de CO2 e Energia Incorporada de Argamassas de Revestimento na Fase de Execução: Estudo de Caso de Foz do Iguaçu

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Slovinski, Isadora Ghellere

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

As argamassas mistas de revestimento são consideradas como potencial fonte de emissões de CO2, devido ao processo produtivo dos materiais presentes em sua composição, como cimento e cal. No Brasil, o uso desses materiais para a produção das argamassas de revestimento em obra, ainda é realizada de forma convencional, com baixo nível de industrialização, com influência pessoal da mão de obra. Tal processo de produção é caracterizado por maiores consumos de materiais, devido ao desconhecimento das propriedades e características do revestimento, interferindo de forma negativa em aspectos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar as emissões de CO2 e a energia incorporada na fase de execução das argamassas de revestimento em obras na cidade de Foz do Iguaçu-Pr. Para isto, executou-se um estudo inventário baseado no pensamento do Ciclo de Vida, segundo a NBR ISO 14044, com dados primários de 12 obras residenciais de médio e baixo padrão. As informações sobre consumos dos materiais, dos combustíveis para transporte até a obra, da energia elétrica para produção dos revestimentos, da água de lavagem da betoneira e as perdas incorporadas devido a sobrespessura, foram coletadas por meio de visita e acompanhamento dos processos de produção e aplicação dos revestimentos in loco. Os resultados mostraram que os traços utilizados apresentam variações, entre 1:0,5:6 e 1:2,8:6,8 (cimento:cal:areia). O consumo de cimento foi de 2,4 e 8 kg/m², da cal de 0,7 e 9,6 kg/m², do filito de 1,2 a 2,6 kg/m² e da areia 13 e 56 kg/m². Com isto as emissões de CO2 variaram de entre 3 e 29 kgCO2/m² em traços com o uso de cal na composição, e entre 2 e 7 kgCO2/m² com o uso de filito. A energia incorporada variou entre 12 a 171 MJ/m² quando empregada a cal e 8 a 40 MJ/m² quando empregado filito. As perdas incorporadas variaram de 17 e 151% equivalentes a 1 e 25 kgCO2/m² e 5 e 146 MJ. Identificou-se ainda que, revestimentos com maior resistência de aderência a tração aos sete dias de cura, não necessariamente necessitam de maiores consumos de cimento e cal nos traços. Para melhorar o uso dos recursos materiais mais emitentes é necessário um maior controle tecnológico nos processos em obra, através da definição de premissas na produção e aplicação dos revestimentos. Estas contemplam a orientação da mão de obra responsável pela produção, principalmente sobre ordem do emprego dos materiais na mistura, do tempo de mistura e da espessura necessária de aplicação do revestimento.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como parte integrante dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil.

Palavras-chave

Argamassa, emissões de CO2, energia incorporada

Citação