Técnica da Controvérsia Controlada: uma Visão da Metodologia Ativa para o Ensino de Ciências Direcionado a Alunos Surdos

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022

Autores

Preve, Andressa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica tem como foco principal o levantamento de alguns pontos relevantes da técnica da controvérsia controlada, que é uma metodologia ativa que promove debates sobre temáticas cientificas e tecnologias do cotidiano dos envolvidos, problematizando-as dentro da sala de aula para o ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências direcionados aos alunos surdos. Essa disciplina se mostra muito abstrata, tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. Nessa disciplina há também muitas terminologias e conceitos que ainda não existem traduções para a língua de sinais, como é o caso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que utiliza o alfabeto manual para repassar tais terminologias aos alunos surdos. A técnica da controvérsia controlada demonstra ser muito promissora, pois pode ser aplicada em escolas inclusivas e bilíngues. Utilizando essa técnica é possível promover tanto uma alfabetização científica, significativa e lúdica, incluindo a visão do discente em sua construção, quanto uma inclusão da pessoa em seu meio social. A unidade curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tão debatida nos últimos anos ganha, portanto, papel lúdico durante a aplicação da técnica da controvérsia controlada, ao demonstrar como a ciência e a tecnologia influenciam na sociedade, positiva ou negativamente.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Palavras-chave

técnica da controvérsia controlada; aluno surdo; educação.

Citação