Estudio sobre el Devenir de Costa Rica como Miembro de la OCDE: Análisis sobre su Identidad Nacional y el Papel que Ocupa como Miembro más Reciente

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Zamora Rodriguez, Steven

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Em março de 2021, é realizada a incorporação de fato da República da Costa Rica à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um processo que levou mais de 7 anos e passou por várias administrações governamentais do país. Este novo parceiro não parece ser um ator poderoso do ponto de vista político, muito menos do ponto de vista económico, pelo que nos interessa traçar linhas de análise transversais que contraponham os objetivos da organização com a identidade do Estado costarriquenho e, assim, poder dimensionar melhor o perfil da nação no Sistema Internacional e, principalmente, os motivos que levaram ao convite desse ator centro-americano ao seleto grupo de nações. O resultado dessa investigação também pode refletir uma mudança na incorporação de novos atores à estrutura da OCDE.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

OCDE, Costa Rica, Indentidad Nacional, América Latina

Citação

ZAMORA, S. Estudio sobre el devenir de Costa Rica como miembro de la OCDE: Análisis sobre su identidad nacional y el papel que ocupa como miembro más reciente. Trabajo de Graduación (Bachiller en Relaciones Internaciones e Integración) Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), Paraná, Foz de Iguazú, 2022.