Efeitos da Suplementação Com Ômega Três sobre Parâmetros Imunometabólicos e Antropométricos em Pacientes Renais Submetidos à Hemodiálise

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Stumpf, Ariana Aline

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Estudos apontam que pacientes em tratamento de hemodiálise são acometidos por alterações do estado nutricional que se associa a elevada morbimortalidade, inflamação, estresse oxidativo, disfunção endotelial e uremia. Simultaneamente o óleo de peixe tem se mostrado expressivo como modulador inflamatório e metabólico em humanos. Neste estudo foram selecionados 47 indivíduos com doença renal crônica, com no mínimo seis meses de hemodiálise. Estes foram submetidos a um protocolo de 180 dias de suplementação com óleo de peixe, a dose diária estabelecida foi de 2000mg. Foram verificados em 3 etapas para avaliar o perfil antropométrico: Etapa 0: antes da realização do protocolo, Etapa 3: após 3 meses de suplementação e Etapa 6: após 6 meses de suplementação, e 2 etapas para avaliar o perfil bioquímico. Os exames bioquímicos de rotina foram realizados em dois grupos, grupo não suplementado (GNS) e grupo suplementado (GS), foram verificados os resultados dispostos no prontuário dos pacientes em relação aos exames, ureia, potássio, fosforo, glicose, hematócrito, hemoglobina e cálcio. Foi analisado o perfíl inflamatório em relação aos níveis plasmáticos de PCR, interleucina-6, e estes foram comparados de acordo com a evolução da própria amostra. A análise de bioimpedância detectou aumento de massa magra e redução da gordura corporal ao longo dos seis meses de suplementação. Houve diferença nos resultados encontrados pela técnica de dobras cutâneas e a técnica de bioimpedância elétrica, o que pode estar associada ao estado de hidratação dos indivíduos. Ao final dos seis meses, a proporção de indivíduos com valores de PCR fora dos critérios de referência reduziu-se pela metade. Não foram detectadas diferenças significativas nos parâmetros bioquímicos de pacientes suplementados e não suplementados.

Descrição

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biociências, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências, área de concentração Biociências.

Palavras-chave

Citação