Considerações sobre Regionalização no Território Brasileiro: a Importância da Indústria Cervejeira

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Ribeiro, Eder Henrique

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso parte de um dos conceitos chaves em toda história da Geografia enquanto ciência: a região. Nesse sentido, com a institucionalização das regiões metropolitanas no Brasil na década de 1970, nos últimos 50 anos o conceito de região, pode-se dizer, além do regionalizar, diz respeito a institucionalização das regiões. Portanto, neste trabalho como um estudo de caso, o objetivo é descrever como se constitui uma região metropolitana no século XXI. O lugar de pesquisa se deu desde a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Outro objetivo do trabalho é dissertar sobre a dinâmica da indústria cervejeira na escolha dos lugares. Desse modo, alguns municípios se destacam nesse setor.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Geografia.

Palavras-chave

Região Metropolitana. Território Brasileiro. Indústria de Cerveja. RMVPLN. Jacareí-SP.

Citação

RIBEIRO, Eder Henrique. Considerações sobre regionalização no território brasileiro: A importância da indústria cervejeira. 2021. p. 38. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.