Uso Combinado de SIG e Conceitos de MIVES na Identificação de Áreas para Implantação de Aterro de Resíduos Inertes de Construção e Demolição

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Oliveira, Carlos Eduardo de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O crescimento do setor construtivo acarretou no aumento da produção de rejeitos advindos das operações desta esfera, fazendo eclodir a preocupação com a gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD). Contudo, em diversas regiões do Brasil, ainda existe grande dificuldade em se realizar a disposição adequada destes. No município de Cianorte, no Noroeste do Paraná, os resíduos sólidos domiciliares recebem direcionamento apropriado, enquanto o RCD é depositado em um local de descarte sem gerenciamento. Esta pesquisa tem como objetivo identificar áreas adequadas para a implantação de aterro de resíduos inertes de construção e demolição na cidade a partir da consideração de fatores ambientais e socioeconômicos. Por meio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), foram elaborados mapas temáticos dos critérios considerados no estudo, cujas escalas foram normalizadas por meio de parâmetros baseados em lógica fuzzy e delineação de funções de valores por interpolação. Estes mapas foram combinados a partir de Análise e Tomada de Decisões por Multicritério (MCDA), utilizando duas estratégias distintas para a determinação da importância de cada critério: (I) equivalência de pesos e (II) média simples dos pesos atribuídos por especialistas, combinada com base em conceitos do Modelo Integrado de Quantificação de Valor (MIVES). Os resultados mostraram que a utilização do método MIVES proporciona um mapa de aptidão das áreas mais homogêneo, o qual possibilitou a identificação de doze regiões com graus de aptidão entre 9 e 10 à instalação do aterro, em uma escala de 0 a 10 na qual o valor 10 corresponde a aptidão máxima. As regiões identificadas se localizam nos arredores do perímetro urbano da cidade, e possuem áreas que variam entre 0,02 e 1,38 km². Recomenda-se que, para a tomada de decisão final, sejam considerados aspectos como vida útil estimada para o aterro e área mínima equivalente, fatores não contemplados na pesquisa. Em linhas gerais, concluiu-se que a utilização do MIVES melhorou de forma significativa a homogeneidade dos resultados e a compatibilidade com as problemáticas de implantação do aterro de RCD, facilitando a tomada de decisão. Este trabalho demonstra que a integração entre conceitos da metodologia MIVES com SIG é bastante promissora e pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como parte integrante dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil.

Palavras-chave

RCD, Análise Multicriterial, Gestão de Resíduos

Citação