Dos "Parangolês" ao "Eat me: a Gula ou a Luxúria?" - Mutações do "Popular" na Produção de Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica e Lygia Pape nos Anos 1960 e 1970

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade de São Paulo

Resumo

A passagem dos anos 1960 para os 1970 marca um importante momento de inflexão na produção de ponta no Brasil no que se refere à relação entre Artes Plásticas/Arquitetura e o "popular". A análise da produção de Lina Bo Bardi, Lygia Pape, Hélio Oiticica e, em parte, Flávio Império, junto à análise da revista "Malasartes", indica as mutações pelas quais passa o conceito de "popular", desde a produção "de raiz" aos elementos da cultura de massa. Esse rico período, marcando a passagem entre modernismo e arte contemporânea, testemunha a fragmentação do conceito de "popular" e, concomitantemente, a dissolução da própria ideia de vanguarda.

Descrição

Palavras-chave

Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Cultura popular, Arte contemporânea brasileira

Citação

MACHADO, V. R. (2014). Dos “Parangolés” ao “Eat me: a gula ou a luxúria?” mutações do “popular” na produção de Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica e Lygia Pape nos anos 1960 e 1970. Tese (Doutorado) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.